Sérgio Francisco Pichorim (23/4/1965) é natural de São José dos Pinhais, Paraná. Engenheiro Eletricista, mestre e doutor em ciências (MSc e DSc). Casado e pai de duas filhas, é professor da UTFPR (departamento de eletrônica). Chegou ao universo do haicai seguindo as trilhas abertas pelo teólogo Leonardo Boff (de quem ouviu falar pela 1ª vez de Matsuo Basho) e por Rabindranath Tagore e pela poetisa paranaense Helena Kolody (com quem conheceu o haicai). Na passagem de 1999 para 2000 conheceu a revista eletrônica Caqui de haicais (www.kakinet.com) e começou a participar da lista de discussão de haicai em português (haikai-l do yahoogrupos.com.br). Participou do 14º Encontro Brasileiro de Haicai, realizado em Campinas no ano de 2002, onde foi contemplado com o 1º lugar no Grande Desafio (concurso de haicai). Participou do 15º Encontro Brasileiro de Haicai, realizado em Campinas no ano de 2003, onde foi contemplado com o 1º lugar no Grande Desafio (concurso de haicai). Participa do Grêmio Manacá de Haicais desde sua fundação, em 2005 pelo poeta José Marins. Nos anos de 2004 a 2006 participou como jurado nos Encontros Brasileiros de Haicais em São Paulo, sendo que neste último ano também apresentou a palestra “O haicai e os nossos (seis) sentidos.” Este mesmo tema foi também apresentado em uma Oficina de Haicai da Biblioteca Pública do Paraná, em 2005 e no 1º Encontro Regional de Haicai na cidade de IRATI no Paraná no ano de 2007. Publicou em 2004, em conjunto como poeta José Marins, o livro de rengas intitulado “Pinha Pinhão - Pinhão Pinheiro”, e em 2006 o livro de haicais intitulado “Che Paraná Porã”, ambos pela editora Araucária Cultural. É autor também de “Bem Te Vi – haicais de um vivente”.Em 2005 participou da antologia literária ARTEZ vol. VI. Em 2007 participou da antologia de haicais Letras Mínimas organizada pela editora Guemanisse. Está participando da antologia de haicais organizada pelo Museu da UFRGS, Porto Alegre (no prelo). Já publicou vários haicais no Jornal Nippo-Brasil, na Seleções em Folha, ambos de São Paulo. (Sérgio F Pichorim - Março de 2008).
Alguns Haicais do autor:
Flores no jardim.
Uma abelha pousa aqui
e depois se vai.
1 lugar no XIV Enc. Bras. de Haicai, 2002
*
Flores no jardim.
Uma abelha pousa aqui
e depois se vai.
1 lugar no XIV Enc. Bras. de Haicai, 2002
*
No colo da mãe,
Sem soltar o cata-vento,
Dorme a menina.
1 lugar no XV Enc. Bras. de Haicai, 2003
*
Casinha na serra.
Por aqui, quase sempre
chove à tarde.
*
já se ouve o canto
da pequena corruíra.
manhã de agosto
*
um céu todo azul.
as folhas da extremosa
são todas vermelhas.
*
nada de passeios.
o turismo ameaçado
pela influenza.
*
a chuva sem fim.
o gramado ficou rosa
com a cerejeira.
Haicais na internet:
www.site.pop.com.br/pichorim
http://fieiradehaicais.blogspot.com/
http://www.kakinet.com
http://www.nippobrasil.com.br/
http://www.haicu.sf.nom.br/
E-mail: pichorim@pop.com.br
2 comentários:
Mais uma "simultaneidades", e agradeço por estar conhecendo um pouco mais do Paraná, de seus haikaistas, de suas poesias, de sua compositora, eventos e outras simultaneidades.
Abraço a todos em especial a advogada e poeta Andréa.
De Regina Romeiro
Merecida homenagem a um poeta de mão-cheia. Por ser seu parceiro de criação artística, sou testemunha de seu conhecimento haicaístico, sensibilidade e bom gosto.
------------------------------------
sopra o vento sul------------------
sinais da nova estação-------------
nos galhos nús---------------------
-----------------------------------
josé marins------------------------
http://fieiradehaicais.blogspot.com/
Postar um comentário