sábado, 24 de julho de 2010

PRÊMIO ANJO DE HAMBURGO

O INSTITUTO MEMÓRIA E A B'NAI B'RITH INSTITUEM O PRÊMIO ANJO DE HAMBURGO AGRACIANDO PERSONALIDADES DA CONTEMPORANEIDADE QUE SE OPÕEM PUBLICAMENTE AO RACISMO E À DISCRIMINAÇÃO.

Trata-se de uma homenagem e um resgate histórico da luta e heroísmo da paranaense Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, esposa de Guimarães Rosa, que ganhou o nome de "Anjo de Hamburgo" por salvar centenas de judeus do nazismo, ignorando leis anti-semitas e conseguindo vistos que abriam caminho para refúgio no Brasil. Atos de coragem e de heroísmo que se desenrolaram no consulado brasileiro da cidade alemã de Hamburgo, onde ela trabalhava e onde conheceu o diplomata, escritor e cúmplice João Guimarães Rosa - Cônsul Adjunto em Hamburgo - com quem se casou. Aracy ganhou homenagens nos Museus do Holocausto de Jerusalém e de Washington, além de ser a única mulher citada no Museu do Holocausto de Jerusalém como um dos 18 diplomatas que ajudaram a salvar vidas de judeus. É também o único nome de uma funcionária consular, e não de embaixador ou cônsul, o que só aumenta a dimensão do risco que correu: afinal, ela enfrentou o nazismo sem gozar das imunidades garantidas aos outros diplomatas homenageados.

Em 2010 temos a satisfação de conceder o CERTIFICADO ANJO DE HAMBURGO, assinado pelo atual presidente da Loja Chaim Weizmann da B'nai B'rith do Paraná - Leon Knopfholz - e pelo Editor do Instituto Memória – Anthony Leahy -, às seguintes personalidades da contemporaneidade que se opõem publicamente ao Racismo e à Discriminação:

Eleonora Bonato Fruet; Rita de Cássia Munhoz; Nara Salamunes; Milton Ivan Heller; Marion Brephol e Eronides Cruz.

Os certificados serão entregues no próximo dia 31/08/2010 durante o evento “História e memória do Holocausto no contexto da Segunda Guerra Mundial. Um Legado Para O Futuro” em parceria com a PUCPR.

Nenhum comentário: