quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Centro de Letras - programação de outubro 2012

Centro de Letras do Paraná
Centenário

FESTA GRANDIOSA


À tarde noite de 18 de setembro de 2012 ficará registrada nos anais de nosso Cenáculo, como das mais grandiosas.

Foi um evento espetacular, reunindo o que há de melhor da sociedade curitibana, no auditório do tradicional Clube Curitibano.

Soubemos comemorar, condignamente, o “Centenário da Casa de Euclides Bandeira e Emiliano Perneta”.

Não há adjetivação melhor, na rica língua portuguesa, para significar o brilhantismo da festividade.

Várias centenas de pessoas se reuniram para homenagear, reverentemente, aqueles que, de uma forma ou outra, prestigiaram os nossos projetos e realizações.

A presença de imortal da douta Academia Brasileira Letras, poeta rio-grandense Carlos Nejar, com sua simpatia e sapiência, a todos conquistou.

O “Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica do Paraná”, com o Maestro Paulo Torres, à frente, deu o toque de encantamento, sensibilizando os corações.

As Comendas “Euclides Bandeira” e “Emiliano Perneta”, atribuídas à varias personalidades, marcaram, indelevelmente a tarde noite.

Os filhos do saudoso Bento Munhoz da Rocha Netto, a esposa de Túlio Vargas e o Vice-presidente do Banco Bradesco S.A, Antônio Bornia, foram homenageados, o primeiro arauto da cultura, nos doou a sede que usufruímos, segundo foi, verdadeiramente, o “Semeador da Cultura” e o terceiro, contribuindo com a generosidade de seu magnânimo coração, todos mereceram a Medalha “Euclides Bandeira”.

Outras expressões de nossa sociedade, pessoalmente ou representando suas instituições, ensejaram a Medalha “Emiliano Perneta”, pelo muito que contribuíram à própria cultura e ao nosso Sodalício.

Ao final da celebração um apetitoso coquetel foi servido, coroando o acontecimento.

Neste momento de saudosa evocação, não é possível olvidar aquela que foi a principal regente da verdadeira orquestra de tamanha realização, Luizita Maria D’Albuquerque Teixeira, afeiçoada Coordenadora de nossa “Segunda Casa”, que presta ininterrupto serviço voluntário, com exemplar e, pois, elogiosa dedicação.

Dirigindo uma equipe composta de confrades, confreiras e servidores da Casa, bem organizou e praticamente dirigiu o espetáculo que presenciamos.

À ela nossas loas e o agradecimento coracional!

E a todos que participaram do magnifico evento, deixamos aqui registrado a nossa perene gratidão!

Que o Divino Mestre a todos atribua bênçãos e graças!
 

PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO DE 2012.


Dia 02: 17h00min
 Palestra do confrade Mauricio Friedrich.
Tema: “Vida e Obra de Carlos Drummond de Andrade”.

 Dia 09: 17h00min
Homenagem ao “Corpo de Bombeiros”, pelo seu Centenário.
Orador Oficial: Coronel da Polícia Militar, imortal da Academia Paranaense de Letras e nosso confrade Antônio Celso Mendes.

 Dia 16: 19h00min
Homenagem reverente à Helena Kolody, coordenada pelo Movimento Pró-Paraná, pelo transcurso do seu “Centenário de Nascimento”, com o prestigiamento de todas as entidades culturais de Curitiba, sob a direção da poetisa e confreira Adélia Maria Woellner.

 Local: Paço da Liberdade, à Praça Generoso Marques, antiga sede da Prefeitura Municipal.

 
 Dia 23: 17h00min
Tarde da Poesia, a cargo da Academia Paranaense da Poesia.

 
Dia 30: 17h00min
Cenário Musical Descrito na Arte do Maestro Paulo Torres.

 
Luís Renato Pedroso
Presidente.

Nenhum comentário: