quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A palavra em ação: Festival Literário de Londrina

Até domingo, Londrix promove a interação entre a literatura e outras artes.
Contando com mais de 60 atividades artísticas e culturais, o Fesstival Literário de Londrina (Londrix 2012), que segue até domingo, dia 26. Em sua oitava edição, o encontro segue firme no propósito de promover a interação entre a literatura e das demais formas de linguagem artística.

A ideia é promover e difundir os textos literários, como prosa, poesia e romance. Para isso, a estratégia unir o texto a outras manifestações, especialmente, a música.

Este ano, o artista homenageado é o poeta, jornalista e escritor Nelson Capucho, que completa 35 anos de produção literária.

Ao longo de todo o festival estão previstos shows carregados de performances ligadas às criações literárias. Entre as dezenas de atividades, estão previstas palestras, shows, exposições, lançamentos, feira de livros, mostra de vídeo poemas e espetáculos.

Este ano, o Londrix realiza um sarauzinho em uma escola municpal da cidade, como forma de estimular o gosto pela poesia entre os pequeninos.

O evento tem a curadoria de Marcos Losnak, Samantha Abreu e Rodrigo Garcia Lopes. Com excessão aos shows musicais, que custam entre R$ 20 e R$ 10, todas as demais atividades serão todas gratuitas.

O Londrix acontece em cinco centros da cidade: Vila Cultural Cemitério de Automóveis, Teatro Zaqueu de Melo, Concha Acústica (praça Primeiro de Maio), Centro Cultural SESI, e Biblioteca Pública Municipal de Londrina.

Este ano há três londrinenses de renome nacional: o cantor e compositor Arrigo Barnabé, a cantora, poeta e compositora Neuzza Pinheiro e o escritor Domingos Pellegrini. O Londrix traz ainda vários convidados de outras regiões do país, como o roteirista Paulo Lins (premiado autor de Cidade de Deus), o escritor pernambucano Marcelino Freire e a escritora e filósofa Márcia Tiburi.

O Festival é organizado pelo grupo Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (Aarpa), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), entre outras parcerias.

Após o encerramento do festival, no dia 26, as atividades continuam até dezembro com os projetos de extensão como “Um dedo de prosa nas escolas”, “Assalto Literário”, “Encantamentos Poéticos” e “Sarau: prosa, poesia e outras delícias”.

Clique aqui, para acessar o site do Londrix. 

______________________
Guatá/Paulo Bogler/ Com informações do Festival Londrix)

Nenhum comentário: