quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CONCURSO INTERNACIONAL DE TROVA ROTARY BELO HORIZONTE

ROTARY INTERNATIONAL

ROTARY CLUB DE BELO HORIZONTE
REGULAMENTO DE CONCURSO INTERNACIONAL DE TROVA

Este CONCURSO INTERNACIONAL DE TROVA, promovido pelo Rotary Club de Belo Horizonte e com o apoio de, entre outras entidades, Distrito 4520 de Rotary International, Elos Club de Belo Horizonte da Comunidade Lusíada, União Brasileira de Trovadores/UBT Nacional e UBT/BH, destina-se a selecionar poetas brasileiros e de outros países do Mundo Lusófono ou integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portugueas/CPLP).

OBJETIVO:
- Visa a homenagear a LÍNGUA PORTUGUESA – “pátria comum dos lusófonos” - e a imagem pública do ROTARY INTERNATIONAL, de atuação centenária, fundado que foi em Chicago/EUA, em 23/02/1905.

TEMA:
- Tem como tema dos trabalhos poéticos a palavra ROTARY que deve figurar em cada trova dos concorrentes.

LIMITE E FORMA:
- Cada participante poderá concorrer com até 3 (três) trovas inéditas, sendo obrigatoriamente de natureza lírica ou filosófica e rimando o 1º (primeiro) verso com o 3º (terceiro) e o 2º (segundo) com o 4º (quarto), todos setissilábicos e de sentido completo (conferir outras informações complementares, à parte).

REMESSA:
- Para remessa dos trabalhos, deverá ser observado o sistema de envelopes, isto é, as trovas deverão ser escritas na parte externa de um envelope pequeno (8x15 cm), que conterá em seu interior os dados do autor e que, devidamente lacrado, deverá ser colocado em um envelope maior endereçado para

ROTARY CLUB DE BELO HORIZONTE
– CONCURSO INTERNACIONAL DE TROVA
Rua dos Guajajaras, n° 410, 17º andar - CEP 30.180-912
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil.

PRAZO:
- Correrá para tanto o prazo de 03 (três meses), com termo inicial no dia do seu lançamento, em 06 de junho de 2012, e com termo final no dia 06 de setembro de 2012, devendo ser dada prevalência à data de remessa postal

JULGAMENTO:
- As trovas recebidas serão examinadas e avaliadas, de acordo com sua qualidade e conformidade com os primados trovistas, além de outros critérios objetivos adotados pela comissão julgadora, que estará composta de poetas indicados pelo RC/BHte. e por uma das entidades apoiadoras do concurso. De suas decisões não caberá recurso.

SELEÇÃO:
- Serão selecionadas como finalistas 15 trovas. Cada autor das trovas classificadas nos 03 (três) primeiros lugares, além da divulgação de seus trabalhos em publicações rotárias e pelos meios modernos de comunicação, receberá diploma e obra de autor de um país lusófono. Os 12 classificados seguintes receberão certificado de participação.

PREMIAÇÃO:
- A solenidade de premiação ocorrerá em um dos salões do Automóvel Clube de Minas Gerais, 3º andar, na Avenida Afonso Pena, nº 1.394, no dia 07 (sete) de novembro de 2012, na semana de comemoração dos 85 anos do Rotary Clube de Belo Horizonte, admitido que foi em Rotary International em 10 de novembro de 1927.

OBSERVAÇÃO:
- O simples fato de participar do concurso, enviando trovas concorrentes, implicará a aceitação total das regras estabelecidas neste regulamento.

Pela organização do certame,
Aluízio Alberto da Cruz Quintão -

Presidente da Comissão Distrital Interpaíses Brasil-Portugal e Países de Língua Oficial Portuguesa(CIP/PLOP) e da Comissão da Fundação Rotária no Rotary Club de Belo Horizonte – Ano Rotário 2011/12

Nenhum comentário: