domingo, 30 de maio de 2010

A FILOSOFIA DEMOCRÁTICA GREGA E O BRASIL, por Fahed Daher

A filosofia do ocidente se deve ao desenvolvimento do pensamento grego que tem o período marcado com a presença de Sócrates, cerca de 400 anos antes de Cristo, seguido por seu discípulo Platão (e dizem que este nome se deveu ao fato de ser um homem forte e de espáduas largas) e mais adiante Aristóteles, que teria sido inspiração de São Paulo, Apóstolo.
Sobre política Platão nos faz a observação dizendo que...
“A democracia arruína-se pela hipertrofia de si própria. Seu princípio fundamental é ser igual o direito de todos e qualquer pessoa pode ocupar cargos públicos no exercício do poder.
À primeira vista é uma idéia atraente. Torna-se desastrosa. O povo não está convenientemente preparado pela educação para escolher os melhores chefes de governo e os mais sábios métodos de governar. Limita-se em repetir o que ouve dos seus dirigentes. Para seguir uma doutrina aceita ou recusa, basta que a elogiem ou a ridicularizem em uma peça popular (hoje dizemos em um programa de televisão).
O remate de tal democracia é a tirania ou a autocracia.“Como as turbas amam a lisonja e são famintas de mel, surge o mais vil e inescrupuloso dos lisonjeiros (demagogos) que se proclamando protetor do povo galga o poder supremo.”
Quanto mais Platão medita a este respeito mais se admira da loucura de confiar-se ao capricho e à credulidade das multidões a escolha dos dirigentes nacionais. - para não falarmos na obtenção dos postos pelos estrategistas servidores da riqueza que, das sombras, atrás dos bastidores do palco democrático, movem os cordões da oligarquia.
Lastima-se Platão de que em casos de coisas mais simples, como a fabricação de calçados, entendemos que somente a pessoa melhor habilitada neste ofício pode fazer o que precisamos. No entanto presumimos que todas as pessoas habilitadas em angariar votos estão em condições para dirigir uma cidade ou um país.
Achando-nos doentes mandamos chamar um médico bem prático cujo diploma é garantia dos seus conhecimentos especializados e competência técnica; não reclamamos a presença do mais belo ou mais eloqüente clínico; da mesma forma, quando o estado se acha enfermo não deveríamos reclamar os serviços e a orientação dos mais sábios e melhores?
Descobrir o meio de impedir que a incompetência e a improbidade se instalem nos cargos públicos, de selecionar e preparar os melhores para governar em benefício da comunidade, - este o problema da filosofia política.
Continuando nas idéias de Platão:- Atrás destes problemas políticos está a natureza do homem. Para compreendermos a política, precisamos, infelizmente conhecer a psicologia humana: Tais homens, tais estados . Os governos variam de acordo com a variação do caráter dos homens... Os estados são conformados pela natureza humana existente neles. “O estado é o que é porque os cidadãos são o que são. “
Por conseqüência não esperemos ter melhores estados enquanto não tivermos melhores homens ou mesmo mulheres. Até lá todas as mudanças deixarão os essenciais na mesma.
Como são interessantes os povos! “Sempre a serem medicados, mesmo assim a verem aumentadas e complicadas suas desordens; imaginando poderem curar-se com panacéias que qualquer pessoa aconselha. Em vez de melhorar pioram sempre.”
As considerações de Platão cabem para diversos paises e especialmente para o nosso Brasil onde as oligarquias e o coronelismo são realidades quotidianas que procuram manter o povo, o mesmo povo votante, na ignorância e nas influências das mídias financiadas pelos detentores dos poderes financeiros, aqueles que nos bastidores manejam a publicidade e a opinião pública, distraída das escolas e presa nos emocionais das grandes disputas esportivas e nas novelas que, em lugar do teatro que era mais culto, as novelas e noticiários de violências e lances de sexo explícito ocupam as mentes a as emoções, fugindo da agregação societária.
Mais vale lutar e guerrear em nome de um clube de futebol do que enfrentar a realidade nacional. “Nosso apoio para a escola não podemos. Para o futebol podemos.”

Fahed Daher é Médico, membro da Academia de Letras de Londrina, da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores e da Academia de Letras Centro Norte do Paraná.

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Vc está convidad@ a ler matéria em meu blog sobre como deve ser uma pessoa ideal, conforme Aristóteles e Nietzsche formularam. Como é o ser humano atual comparado com a formulação de cada um dos filósofos? Vc se encaixa nas formulações? Ler em: www.valdecyalves.blogspot.com