sábado, 19 de fevereiro de 2011

Em Foz do Iguaçu: Arte na praça

Praça da Bíblia, em Foz, irá reunir música, teatro, literatura, exposições e dança de rua. DIA 19, SÁBADO, A PARTIR DAS 20H.

Neste sábado, artistas e produtores culturais iguaçuenses irão apresentar uma programação reunindo várias manifestações artísticas na Praça da Bíblia, em frente ao Teatro Barrcaão, no bairro Jardim São Paulo, em Foz do Iguaçu.

Teatro, música, literatura, exposições, street dance e um passeio virtual por museus de todo o mundo são algumas das atividades reservadas para o público que sempre comparece à praça. O evento, que é gratuito, é organizado pela Casa do Teatro, organização não governamental que atua com arte e cultura e conta com a parceria de artistas, grupos e entidades artísticas da cidade.

Durante a programação, a Associação Guatá irá realizar as atividades do programa “Tirando de Letra”, que visa à popularização da leitura. Para tanto, a entidade irá oferecer uma banca literária, reunindo um pequeno acervo de livros e gibis, adesivos e volantes com fragmentos literários.

Além disso, o a entidade também irá dispor de exposições literárias e a instalação “Terra”, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que retrata a luta pela terra protagonizada por trabalhadores rurais, indígenas e outras movimentos.

Os participantes do encontro na praça ainda poderão fazer uma turnê virtual por 17 museus do mundo, por meio do projeto Google Art Project. Por meio da internet, a ferramenta do Google permite o acesso a mais de 1.000 obras de cerca de 400 pintores de diferentes épocas e estilos, com imagens em alta resolução.

O vendedor ambulante Fernando Nascimento já confirmou presença no evento. “Acho importante que tenha atividades para a população que passeia pela praça. Aqui é um espaço divertido e sempre cabe mais gente”, diz o Fernando, que comercializa brinquedos e acessórios eletrônicos na Praça da Bíblia.

A Praça da Bíblia está situada em uma região que soma aproximadamente 100 mil habitantes, na confluência dos bairros Campos do Iguaçu, Conjunto Libra, Jardim São Paulo e Parque Morumbi. O logradouro fica em frente ao Teatro Barracão, equipamento público de cultura de Foz do Iguaçu. A praça reúne dezenas de pequenos comerciantes, vendedores ambulantes e profissionais que oferecem atividades recreativas a um público cada vez mais crescente.

Para Rosângela Rocha, diretora da Casa do Teatro e uma das organizadoras do encontro, o objetivo da atividade é ampliar os espaços de manifestações culturais da cidade, e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para a importância de se valorizar o Teatro Barracão, único espaço teatral do município.

“Queremos que com o tempo, este espaço formado pela Praça das Nações e o Teatro Barracão, sejam lembrados facilmente pela comunidade da região com locais onde se encontra arte e cultura, de forma permanente”, justifica a atriz, informando que está sendo organizada uma programação de atividades que irão acontecer no teatro.


Apresentações artísticas na Praça da Bíblia
Quando: 19 de fevereiro, às 20 horas
Onde: Praça da Bíblia, em frente ao Teatro Barracão,
no Jardim São Paulo, Foz do Iguaçu, Pr.
Programação gratuita.
_____________________________
Fonte: (Paulo Bogler/Guatá)

Nenhum comentário: