domingo, 6 de fevereiro de 2011

Silas Corrêa Leite e sua poesia

Silas Corrêa Leite, criado desde os seis meses de idade em Itararé, sul do estado de São Paulo (que ele chama Santa Itararé das Artes), nascido no bairro de Harmonia na cidade Monte Alegre, Paraná (hoje Telêmaco Borba, nome de um bandido e jagunço com o qual o escritor não concorda), é Teórico da Educação, Jornalista Comunitário, Conselheiro em Direitos Humanos (SP), e escritor, poeta, contista, romancista. Participou de mais de cem antologias literárias em verso e prosa, muitas delas fruto de premiações em concursos literários de renome, inclusive no exterior. Tem contos, artigos, ensaios, poemas, críticas, letras de rock, etc. publicados em quase 500 sites, inclusive em língua espanhola, e em dezenas de publicações como Revista Ao Mestre Com Carinho, Revista da Web, Revista Construir, Revista Panorama Editorial, jornal Correio do Brasil, Jornal de Letras, O Boêmio, etc. Premiado em alguns concursos de renome como Salão Nacional de Causos de Pescadores (USP-SP), Prêmio Paulo Leminski de Contos (PR), Prêmio Inacio Loyola Brandão de Contos (SP), Prêmio Lygia Fagundes Telles Para Professor Escritor (SP), Prêmio Microcontos Simetria, Portugal, Prêmio Valdeck Almeida de Jesus, Salvador, Bahia (Livro O Homem Que Virou Cerveja, Giz Editorial, SP, Crônicas Hilárias de Um Poeta Boêmio), entre outros. Foi resenhista do site Leia Livro da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e premiado no Mapa Cultural Paulista. Autor de Porta-Lapsos, Poemas, e Campo de Trigo Com Corvos, Contos, Editora Design, finalista do Prêmio Literário Telecom de Portugal. Autor do e-book de sucesso, O RINOCERONTE DE CLARICE, onze contos fantásticos, cada conto com três finais, um feliz, um de tragédia e um terceiro final politicamente incorreto, destaque na mídia, inclusive televisiva (Metrópolis, Provocações, TV Cultura), Rede Band (Momento Cultural, Márcia Peltier), Rede 21 (Programa Na Berlinda), e ainda no Estadão, Jornal da Tarde, Diário de São Paulo, Revista Época, Minha Revista (RJ). Tal obra, pioneira, de vanguarda, única no gênero, é o primeiro livro interativo da rede mundial de computadores, e foi recomendada como leitura obrigatória na matéria Linguagem Virtual, no Mestrado de Ciência da Linguagem, na Universidade de Santa Catarina, tese de Mestrado da Universidade de Brasília e Tese de Doutorado na UFAL-Universidade Federal de Alagoas. E-mail para contatos: poesilas@terra.com.br – Livros a venda nos sites www.livraricultura.com.br ou na Livraria Martins Fonte via www.cronopios.com.br

Conheça a poesia de Silas:

ESTRELA VAGA (CORAÇÃO)

Se queres a Estrela Vaga
E tens um coração, traga
A tua cimitarra, a tua adaga
E o corte profundo da palavra
Origem

===

Hortênsias
(Poema Homenagem)

ontem eu vi Oscar Niemeyer
numa avenida paulista
tomava caldo-de-cana
como se espremesse frutas
bebia daquela doçura
como quem apalpa um halo
e olhava os horizontes
querendo, neles, pôr calço
ontem eu vi Oscar Niemeyer
que é menor que gabirova
pequeno como candura
sem pose de ser medida
tinha sonhos sem cimento
estática como um emissor
e punha reparos nas coisas
da Augusta Sampa embrutecida
ontem eu vi Oscar Niemeyer
descendo a Rua Augusta
(ou seria a Mário de Andrade
pois que não apreciei direito?)
tinha palavras em si
como cabem na videira
e ouvia com prazeirança
os ruídos do progresso
ontem eu vi Oscar Niemeyer
entre uma bodega , um circo
nem preciso dizer direito
tenho certeza , era ele
parecia com Juscelino
um pouco com Burle Marx
mas era tão brasileirinho
como uma palmeira ao sol
(meus alunos não acreditaram ;
minha mulher disse - é incrível
- mas eu só acredito vendo -
falou-me, sem entusiasmo)
tapei o sol com peneira
olhei para uma árvore , vi
também ela era ele sim
pois se muito me parece.
ontem eu vi Oscar Niemeyer
chispando pegar um táxi
foi-se embora antes da chuva
com sua postura Brasília
fiquei olhando seu corpo
caldo de cana-de-açúcar
depois fui camelar hortênsias
num dia de todos os santos
Silas Corrêa Leite

Um comentário:

LEIA SILAS Literatura Contemporânea disse...

Obrigado por postar meu curículo e poemas aqui
Abraços
Silas Correa Leite
www.portas-lapsos.zip.net