quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aconteceu na Biblioteca Pública do Paraná

Um Escritor na Biblioteca” recebe Joca Reiners Terron

Considerado um dos mais talentosos e inventivos escritores de sua geração, Joca Reiners Terron é o segundo convidado do projeto “Um Escritor na Biblioteca” em 2012. O encontro aconteceu no dia 24 de abril, às 19h, no Auditório Paul Garfunkel, na Biblioteca Pública do Paraná.

Terron nasceu em Cuiabá, em 1968, e vive em São Paulo. Poeta, prosador e designer gráfico, foi editor da Ciência do Acidente, pela qual publicou o romance Não há nada lá e o livro de poemas Animal anônimo. É autor também dos volumes de contos Hotel Hell, Curva de rio sujo e Sonho interrompido por guilhotina. Em 2011 o escritor venceu o prêmio Machado de Assis na categoria Romance, com o livro Do fundo do poço se vê a lua.

A prosa de Terron é marcada pela profusão de estilos literários, dando origem a uma literatura ao mesmo tempo nova e original, que parte da tradição em busca da experimentação. Seu mais recente livro, Guia de ruas sem saída, acaba de ser lançado e traz desenhos do artista visual curitibano André Ducci.

Até novembro, outros sete escritores vão participar do bate-papo na BPP, entre eles João Gilberto Noll, Rubens Figueiredo, Edney Silvestre e Luiz Vilela. O próximo encontro será em 15 de maio, com Domingos Pellegrini. Todos os encontros têm entrada franca.

Releitura

Um Escritor na Biblioteca” é a releitura do projeto homônimo realizado pela BPP na década de 1980. Na primeira versão, passaram pela BPP Fernando Sabino, Helena Kolody, Paulo Leminski, Fernando Sabino, entre outros.

As conversas também são transcritas, editadas e publicadas pelo Cândido, jornal de literatura da Biblioteca Pública do Paraná. A TV E-Paraná, parceira da Biblioteca no projeto, grava e transmite os bate-papos em sua grade de programação.

Nenhum comentário: