segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ao convívio de Leminski

Exposição celebra a arte de Paulo Leminski, na Biblioteca do Paraná.
 

Paulo Leminski, por Dico Kremer


Até o dia 28 de setembro, parte da vida e da obra de Paulo Leminski está exposta na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba. A instalação chamada de “Convivência”, reúne fotos e poemas de um dos maiores poetas brasileiros e foi produzida para celebrar a data em que o escritor completaria 68 anos de idade, neste mês de agosto.

As imagens, todas em preto e branco, mostram o poeta em seu cotidiano, em Curitiba, durante estadas em balneários e também diante do Templo das Musas, no Instituto Neopitagórico, na capital paranaense. Os cliques também mostram, direta e indiretamente, o convívio de Leminski e Dico Kremer. Eles se conheceram no Cine Clube Pró Arte, do Colégio Santa Maria, na Praça Santos Andrade, ainda nos anos 1960. Mas foi durante a década seguinte, quando atuavam no mercado publicitário, que Leminski e Kremer passaram a conviver, tornando-se amigos.

A exposição é organizada pelo fotógrafo curitibano Dico Kremer, amigo de Paulo Leminski e um dos responsáveis pela edição do primeiro livro de poemas do “polaco”, a obra “Não fosse isso e era menos não fosse tanto e era quase”, publicado em 1980.
______________________
(Guatá/Paulo Bogler/Com informações da AEN)

Nenhum comentário: