segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Saiba mais sobre a VIGÉSIMA EDIÇÃO DO CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA

CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA
CHEGA À VIGÉSIMA EDIÇÃO
E HOMENAGEIA O POETA SÉRGIO NAPP


Neste ano, em virtude das eleições municipais, o Congresso Brasileiro de Poesia vai ser realizado uma semana antes, iniciando no dia 24 de setembro, estendendo a sua programação até o dia 29. A edição deste ano reveste-se de brilho especial, pois é a vigésima, fato raro num evento do gênero, uma que vez que foram poucos a atingir tamanha longevidade.
Com suas três primeiras edições realizadas em Nova Prata, esta será a décima sétima vez que a cidade gaúcha de Bento Gonçalves, a Capital Brasileira da Uva e do Vinho, maior pólo moveleiro do país, abrirá suas portas para mais uma grande jornada literária.
Tendo como tema “Olhos abertos, o longe é perto, o que vale é o sonho”, em homenagem ao poeta gaúcho Sérgio Napp, uma das vozes mais expressivas da poesia do sul do país, aproximadamente cem poetas dos mais diversos estados brasileiros, de alguns países latino-americanos e da América do Norte já confirmaram presença, e irão desenvolver uma programação diversificada, composta de recitais, performances, rodas de poesia, espetáculos teatrais, palestras nas escolas e debates sobre as diversas formas do fazer poético.
A abertura do evento acontece no Salão Nobre da Prefeitura Municipal às 17 horas do dia 24 de setembro, com a presença do poeta homenageado e performances poéticos de Edmison Santini e Jairo Klein.
À noite, no anfiteatro Ivo Da Rold, na Fundação Casa das Artes, o escritor Toninho Vaz, biógrafo dos poetas Leminski e Torquato Neto, e autor do livro “O Solar da Fossa”, apresentará a palestra “A Poesia rebelde de Leminski e Torquato Neto”, tendo como provocador o poeta mineiro Ronaldo Werneck. A seguir, será a vez do homenageado, que abordará o tema “A Poesia vai acabar?”, tendo como provocadores os escritores Airton Ortiz e Beatriz Amaral. O repentista Edmilson Santini apresentará o monólogo “O encontro de Machado de Assis com Guimarães Rosa”. O ator gaúcho Jairo Klein encerrará a primeira noite do congresso, apresentando o espetáculo “Eu, Pessoa, e outros eus”.
A partir da manhã de terça-feira, dia 25, até a sexta-feira à noite, os poetas desenvolverão intensa atividade nas escolas do município e no espaço cultural da Fundação Casa das Artes, além de apresentarem recitais em entidades como o Lar do Ancião, Centro de Atendimento Psico-Social, Biblioteca Pública Castro Alves, Presídio Municipal e Hospital Tachini.
Entre os vários poetas que se apresentarão em recitais, destacam-se: Sérgio Napp, Jiddu Saldanha, Renato Gusmão, Edmilson Santini, Dalmo Saraiva, Glauter Barros, Telma da Costa, Cláudia Gonçalves, May Pasquetti, , Silvio Ribeiro de Castro, Laura Esteves, Jorge Ventura, Angela Carrocino, Eugênia Loretti, Artur Gomes, Zé Caeté, Euterpe, Odara Rufino, Colmar Duarte, Luiz Edmundo Alves, Luiz Otávio Oliani, Lilia Diniz, Laureano Soares, Raquel Martinez, Isolda Marinho, Amélio Henika, Piri, Beatriz Amaral, Marcos Barone, Pedro Marodin, Ricardo Mainieri, etc.
No decorrer da semana, estão previstas sessões de autógrafos dos seguintes escritores: Toninho Vaz, Ronaldo Werneck, Airton Ortiz e Sérgio Napp. Também serão lançados os volumes 15 e 16 da “Antologia Poesia do Brasil” e o volume 9 de “Poeta, Mostra a tua Cara”, publicações oficiais do evento.

Prioridade para as escolas

Trinta escolas do município participarão do evento deste ano, recebendo os poetas em suas dependências, e doze delas deslocarão alunos para participar de atividades que acontecerão nas dependências do Auditório da Escola General Bento Gonçalves da Silva e na Fundação Casa das Artes.
Entre os principais projetos que tradicionalmente compõem a programação oficial do evento, destacam-se: “Poesia na vidraça” (que começa a ser executado no dia 20 de setembro, e consiste na utilização das vitrines das lojas do centro da cidade para exposição de poemas de autores brasileiros); “Poesia numa hora dessas?” (quando poetas apresentam recitais em repartições públicas e privadas); “Uma idéia tece a outra” (realizado na Biblioteca Municipal e que consiste no “empréstimo” de um poeta a uma turma de alunos), além das tradicionais rodas de poesia na Via del Vino.
Promovido pela Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, através das secretarias municipais de Cultura e de Turismo, o Congresso é realizado pelo Proyecto Cultural Sur/Brasil, com apoio da Câmara Municipal de Vereadores, Sindilojas, Funvale, RSCom, Associação Brasileira de Poesia, Música e Arte e Instituto Cultural Nelson Fachinelli.


O homenageado

SÉRGIO NAPP, nascido em Giruá/RS em 03.07.39, é engenheiro civil, escritor e letrista. Premiado em festivais de música no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, tem mais de cem trabalhos gravados por artistas locais, nacionais e internacionais, sendo autor de um dos clássicos do regionalismo gaúcho, Desgarrados, em parceria com Mário Bárbara. Foi Diretor da Casa de Cultura Mario Quintana entre 1987/1991, 1997/1998 e 2003/2007, tendo coordenado a equipe responsável pela reciclagem do Majestic Hotel em Casa de Cultura Mario Quintana.
Premiado em diversos concursos literários (Porto Alegre/RS, com Lua pequena / poesia; Pelotas/RS, com Fábio / conto; Uberaba/MG, com Gilian / conto; e Toledo/PR, com José / conto.
Possui cincos títulos editados pela Editora Tchê!: Quintais da madrugada (poesia), Para voar na boca da noite (contos), A construção da casa (poesia), Jogo de circunstâncias (novela) e Pássaro dos dias de verão (novela). Cinco títulos pela WS Editor: Estranhos sentimentos (contos), A gangue dos livros (infanto-juvenil), Passarinhar-se (infantil), das Travessias, vol I, contos e das Travessias, vol II, poesia e letra de música; um pelo IEL, memória das águas (poesia), um pela Editora Saraiva, delicadezas do espanto (poesia infanto-juvenil) e, pela Travessa dos Editores/PR, caixa de guardados (poesia).
Publicado na Bacchanales nos. 40 e 41/Revue de La Maison de la Poesie Rhône-Alpes/2006.
Com delicadezas do espanto participou da 42ª. Feira do Livro Infantil de Bolonha/Itália.
Patrono de diversas Feiras de Livro municipais (Bento Gonçalves, Torres, Capão da Canoa, Dois Irmãos, etc.).
1º. Troféu Palavra Viva, homenagem do SINTRAJUFE ao autor (2006).
Em 2010 lançou: Aqui dentro há um longe imenso, novela para jovens / Saraiva, juntamente com Airton Ortiz, Carlos Urbim, Christina Dias, Luiz Paulo Faccioli e Nazareth Agra, e Se o menino tem asas, infantil / Positivo.
Em 2011 lançou A pedra do conhecimento, infanto-juvenil / Paulinas e Menino com pássaro ao ombro, infanto-juvenil / Artes e Ofícios.
Em 2012 são lançados Houve um verão, juvenil/Editora 8INVERSO; Ana K, juvenil/Editora Besouro Box, e Meu amigo Zac, infanto-juvenil, WS Editor.
Menino com pássaro ao ombro é selecionado para a Feira Internacional do Livro Infantojuvenil de Bologna/Itália, edição 2012, representando o Brasil.

Agradecemos a divulgação.
Ademir Antonio Bacca
Coordenador Geral do Evento

Maiores informações:
Fone: 54-8123-0034

Nenhum comentário: