sábado, 4 de abril de 2009

Exposições - cultura

A Coordenadoria de Cultura da Universidade Positivo traz exposições de artes visuais que apresentam informações sobre os mais diversos temas. Essas exposições têm como objetivo incentivar os alunos a apreciarem as manifestações artísticas com olhos críticos, e formam uma visão de mundo mais abrangente.
De 15 de março a 10 de abril acontecem duas exposições na Sala de Eventos do Prédio da Pós-Graduação e Extensão: "Retratos de pintores paranaenses" e "Fotos de estúdio: imagens construídas". A entrada é gratuita.
Fotos de estúdio: imagens construídas. No final dos anos Oitocentos, as crônicas familiares contadas pelos mais velhos, escritas em diários bem guardados e passadas de uma geração a outra, ganharam poderoso aliado: a fotografia. A história familiar, com essa técnica, passava a ter eficiente suporte para a construção de sua memória. Entretanto, como os equipamentos e os laboratórios fotográficos estavam restritos aos profissionais, era a eles que se recorria. Nessas ocasiões, a simples presença de um fotógrafo ou a ida a um estúdio era um acontecimento para ser lembrado nas reuniões familiares.Esse novo costume começou a se difundir na Europa depois que Louis Jacques Daguerre (1787-1857), em 1839, registrou a patente do procedimento, que permitia fixar imagens numa placa de metal. Mas, foi o processo fotográfico aperfeiçoado na década seguinte que possibilitaria a democratização dos retratos, até então restritos às classes mais abastadas que contratavam artistas para realizá-los em tela. A partir de então, os fotógrafos se estabeleceram até mesmo nas pequenas cidades. Contemporaneamente, no Brasil, essa prática começou a se expandir. Profissionais itinerantes anunciavam os seus serviços nos jornais das cidades por onde passavam. Em Curitiba, além dos itinerantes, começaram a se instalar estúdios profissionais, que retratavam a população local. Esse costume foi bastante difundido no final dos Oitocentos e nas primeiras décadas do século XX. Parte significativa dessa produção fotográfica integra o acervo da Diretoria do Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba e está exposta na Universidade Positivo.
Retratos de pintores paranaenses. A mostra reúne autorretratos e retratos de pintores que viveram no Estado do Paraná. A mostra pertence ao colecionador particular Max Conrad. Segundo o colecionador, o acervo serve para preservar a memória cultural do Paraná e também para divulgar as imagens a todos que apreciam obras de arte.
Fonte: http://www.up.edu.br/

Nenhum comentário: