quarta-feira, 22 de julho de 2009

Arte da Comédia - Teatro para todos


Foto: Marcos Cordiolli


Aconteceu no Brasil enquanto o ônibus não vem
Apresentação nas Ruínas de São Francisco (em Curitiba).
26 de Julho – 10 horas
02 de Agosto – 10 horas

Em Araucária (PR)
Projeto Teatro da Praça
01 de Agosto
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível

Festival Nacional de Teatro
26 de Agosto
Presidente Prudente (SP)

III Mostra de Teatro de Rua
16 de setembro
Barueri (SP)


O grupo Arte da Comédia nasceu do projeto de pesquisa sobre a Commedia dell’Arte italiana, aplicada ao Brasil, em 2006. Este projeto conduzido pelo diretor italiano Roberto Innocente. Os espetáculos são intencionalmente concebidos para apresentações em espaços públicos possibilitando, assim, o contato com pessoas que não têm acesso à arte ou hábito de freqüentar o teatro.

Espetáculos
O Grupo Arte da Comédia vem desenvolvendo um trabalho de reconhecido mérito artístico por meio de suas montagens teatrais, entre elas os premiados espetáculos de rua “Aconteceu no Brasil, enquanto o ônibus não vem” e “As calcinhas da flor”.

O “Aconteceu no Brasil, enquanto o ônibus não vem” obteve grande e importante reconhecimento da crítica especializada. Foi contemplado com vários prêmios em diversos festivais de teatro do país (Ponta Grossa, PR; Pindamonhangaba, SP e Americana, SP) e em especial, o Troféu Gralha Azul, em 2007, maior prêmio do teatro paranaense (nas categorias de melhor espetáculo, direção, atriz e adereçagem).

O “As calcinhas da flor”, espetáculo também com reconhecimento de público e de critica, com vários prêmios em 2006 (Festivais de Pindamonhagaba (SP), Ponta Grossa (PR) e o Troféu Gralha Azul).

O “Aconteceu no Brasil na noite de natal” é a versão em Auto de Natal do “Aconteceu no Brasil, enquanto o ônibus não vem”. Apresentado apenas em dezembro nas festividades natalinas.

Ações teatrais de rua
O Grupo Arte da Comédia promove ações teatrais de rua. No ritmo urbano a intervenção “chega, age e sai”. Uma “provocação” diretamente inserida na realidade urbana. Um teatro “mais que visível”, feito de máscaras da nossa sociedade que, como o teatro “invisível” do Boal promove, no nosso caso de um jeito humorado, reflexões sobre vida, relações e sociedade.

Oficinas e exposições de máscaras
O Grupo Arte da Comédia promove oficinas para atores (profissionais ou não), não – atores e professores, visando disseminar Commedia dell’Arte e formar platéia para o teatro de rua no Brasil, e exposições das máscaras realizadas para pesquisa e espetáculos.

Conceitos básicos
Teatro com linguagem popular em diversas camadas. A tradicional forma de teatro chamada commedia dell’Arte, promove a comunicação com públicos diversificados, independente do grau de escolarização, condição social ou etnia. A estrutura narrativa em camadas permite que os vários públicos tenham leituras diferentes em função da faixa etária, grau de escolarização e identidade estética.
Teatro de máscaras arquétipicas, privilegiando a linguagem corporal como as de acrobacias, gags, jogos de cena que são universalmente reconhecíveis pelo público, facilitando a abordagem de temáticas complexas com riqueza e profundidade.
Teatro com filosofia estética e social. Praticamos o teatro que aborda o Brasil, a idiossincrasia dos brasileiros e as culturas locais por meio da linguagem popular. O trabalho de rua e de cunho popular possibilita que os espetáculos levem ao espectador elementos de para a compreensão de si e de sua sociedade, cumprindo, dessa forma, o papel original do teatro: promotor de estímulos para o amadurecimento civil da sociedade.

Proposta estética
Personagens-tipos da formação cultural brasileira, como malandros, coronéis, mulatas, mães, ambiciosos, patrões e empregados estruturam metáforas sociais de nossa realidade abordada neste espetáculo ao estilo da commedia dell’arte brasileira. Máscaras-personagem confeccionadas em couro, seguindo a antiga técnica das “mascaras modenesi”, são produzidas a partir de estudo progressivo em busca de uma abstração necessária, para um teatro que trabalha no surreal, porém fundamentado na base de características fisionômicas e arquetípicas específicas.
Estrutura cênica com narrativas populares, porém, acrobática com gags e jogos de cena evoca o antigo teatro de revista, assim como os saltimbancos da metade do século XVI na Itália.
Música de cadência ritmada e envolvente, produzida pelas habilidades musicais da companhia, produzida por intensas pesquisas, visitam diversos ritmos do Brasil.
Preparação constante dos atores com treinamento físico, acrobático, vocal, musical e rítmico com jornada de trabalho semanal.

Dados do Grupo:
Nome da Companhia
Grupo Arte da Comédia
Nome da produtora
Associação Artística, Cultural e Pedagógica Arte da Comédia
Local de origem
Curitiba – Paraná – Brasil
Endereço completo
Rua Saldanha da Gama, 170 – ap. 31
Curitiba/PR – CEP 80060-170
Contatos
Email: artedacomedia@gmail.com
Home page: artedacomedia.wordpress.com
Direção Executiva: Ana Rosa Tezza
tezza.anarosa@gmail.com
Produção Executiva: Marcos Cordiolli
marcos.cordiolli@gmail.com
Direção Artística: Roberto Innocente
robertoitaliabrasil@gmail.com

Fonte: http://artedacomedia.wordpress.com/

Nenhum comentário: