sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES NACIONAL TEM NOVO PRESIDENTE

O dia 10 de dezembro de 2011 no Hotel Normandy, na capital mineira, não foi apenas o marco de encerramento do XXIII Concurso de Trovas “Cidade de Belo Horizonte”. Teve como ponto alto do evento a posse do novo presidente nacional da UBT (União Brasileira de Trovadores), Dr. Luiz Carlos Abritta. A entidade, fundada em 21 de agosto de 1966 e instalada oficialmente em 1º de janeiro de 1967 no Rio de Janeiro, teve até hoje, como seus máximos mandatários: Luiz Otávio (1967/1969), Carlos Guimarães (1970/1995), João Freire Filho (1996/2003) e Eduardo Toledo (2004/2011).

Abritta é, portanto, o quinto ocupante da cadeira dessa importante entidade literária que, idealizada por Luiz Otávio, caminha para cinco décadas de pujança na literatura brasileira, sendo responsável pela coordenação de dezenas de concursos anuais e promovendo o congraçamento de centenas de autores, praticantes da cativante modalidade poética. Destes, o mais antigo e tradicional é o de Nova Friburgo, cujos Jogos Florais tiveram sua 1ª edição em 1960 e prosseguem, até hoje, de forma ininterrupta, caminhando já para sua 53ª edição.

Ora (alguém poderá perguntar), como pode ter se iniciado em 1960 se a UBT só foi fundada em 1966? Ocorre que a UBT surgiu de um desmembramento do antigo GBT (Congresso Brasileiro de Trovadores), então sediado na Bahia, que congregava, então, além dos praticantes da “trova literária”, também os violeiros, repentistas, cordelistas e artistas afins. Tal separação se fez necessária, principalmente para que a Trova Literária pudesse consolidar-se como modalidade poética independente.

Luiz Carlos Abritta, mineiro de Cataguases, tem um longo e marcante currículo como dirigente, como presidente da própria UBT a níveis estadual e municipal, com passagem também pela Academia Municipalista de Letras. Procurador de Justiça aposentado, casado com a também trovadora Conceição Parreiras Abritta, é pessoa profundamente voltada à causa, humilde, atuante, amigo e dedicado. Foi o responsável pela recente reestruturação do Estatuto da Entidade, no ano de 2010. Com ele assumem: Rodolpho Abbud, de Nova Friburgo, como vice-presidente e Gabriel Bicalho, de Mariana/MG, como 1º Secretário Nacional. Para o Conselho Nacional assumem: Presidente- Flávio Roberto Stefani - Porto Alegre, Vice-Presidente- Carolina Ramos - Santos e Secretário- Maurício Norberto Friedrich – Curitiba.

O mandato tem duração de dois anos e o site www.falandodetrova.com.br deseja à equipe que ora assume, pleno êxito e muita paz.
========================================================
Texto de José Ouverney, em 19 de dezembro de 2011(PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE FALANDO DE TROVA)

Um comentário:

Anônimo disse...

amiga, tenho teu blogue desde o amigo comum Feldman de Maringá. Tento há dois meses teu contato pra tentarmos organizar o poetas del mundo no Paraná e smpre volta a msg. POr favor,se tiver intesse em fortalecermos o grupo que ndava desacreditado envie-me teu e mil que conversaremos. Fui indicado em novembro como governador pra o Paraná da wentidade, mas não exsite sem os poetas do Paraná, a quem pretendemos divulgar mas de wquem precisamos de apoio tb. luiz carlos leme franco: lemefran co@pop.com.br // fone 3362 20202 e 9985 6621, ao seu dispor.

Bonito seu bloque ao qual frequentarei.