quarta-feira, 22 de julho de 2009

Terê Tavares: A Poesia da nova geração

Nascida no Rio Grande do Sul e cascavelense há mais de dez anos, Tere é uma artista apaixonada pela natureza. A paixão pelo desenho surgiu ainda na infância, contudo, só pude me dedicar à pintura depois de adulta. A natureza em sua plenitude é um dos principais temas tratados em meus trabalhos, ressalta ela.

A artista é autodidata e explica que vê, na vibração da natureza, a poesia e a pintura. A arte é bálsamo para o espírito, reflete Tere, que também é encantada por poesias. Como poeta, possui trabalhos publicados em antologias, revistas eletrônicas e em forma de livros - Flor Essência (2004) e Meus Outros (2008).


Sobre Tere Tavares e seu livro Meus Outros, Madalena Barranco, escritora paulistana, graduada em Letras, tradutora de espanhol escreveu em 19/03/08 a seguinte Resenha:
Em seu distinto estilo poético a autora plasma o Impressionismo (escola de pintura do fim do séc. XIX e que influenciou a pintura dos próximos séculos), que também lhe inspira as artes plásticas através de suas pinturas em quadros, perfeitamente em seus poemas escritos. Algo que é visível quando se lê a impressão visual produzida, que a poetisa capturou da natureza. Algumas vezes, sutis toques de Simbolismo (escola literária do fim do séc. XIX) em seus versos, denotam a preocupação em manter a estética do conteúdo inserida em uma paisagem.
Tere Tavares enriquece sua poesia com momentos profundos de originais e metafóricos versos entremeados com páginas de prosa poética. A combinação das palavras transformam-se em indeléveis pinturas do Contemporâneo, que ora viceja na próxima época cultural da humanidade.
Neste verso, obtém-se uma visão clara do efeito da poesia de Tere: “-Enquanto passeio pelos livros letras se despem e viram folhas – Como veias abertas: meus anseios.” O que leva o leitor a compreender uma das principais mensagens do livro de poemas, nestes outros versos, que é: “-Talvez eu me sentisse como se depois de grande eu fosse ler o pequeno-príncipe”. E eu acrescento: - o pequeno príncipe inserido com liberdade em uma pintura, que lhe mostrasse livremente os sentimentos expostos ao vento das quatro estações.
Nos seguintes versos, um exemplo da poesia de Tere Tavares:

Galáxias
Porque as flores me escolhem acolhedora de flores.
Se relembrar este meio desencontrasse o veio,
o contraste de ver abatido o meu não obtido.
Se do firmamento firmasse só um verso que fosse,
um ai minúsculo, como se ópios caíssem
do que ouço de um exílio numa cascata de primaveras.
Porque as flores nutrem beija-flores.

Minhas observações: Entre paisagens vivas e naturezas mortas, poetadas em nuanças que vão de uma dimensão à outra e de verso em verso, a poetisa desfia e até desafia os enigmas das impressões conscientes ou não da alma humana, através de seus “eus”.

Outros Poemas de Terê:

Naturezas

pronúncias indeléveis, magnólias
prêmio das horas, madressilvas
o inesperado, girassol

a brancura seduz retinas, um lírio
fervilha neurônios, duas orquídeas
intuir que tudo é estigma, três petúnias

sucessões idênticas, hirtas hortênsias
não fossem as datas, carícias açucenas
pseudo tempo, dálias essências
e as amarguras, bromélias
desmemórias, margaridas

a dimensão anônima, nenhuma camélia
ou cicuta inocente, algum jasmim

enquanto o efêmero se esfria numa violeta,
da tarde floral se anuncia a gênese
e do cactus a próxima gentileza da noite
e dos dias e das noites o anúncio da beleza;
o momento, o instante, o roseiral
da rosa-alma, da rosa-gênese, da rosa-rosa.
Poema do livro "Meus Outros"

Oito de Março

Amarras no marco,
figuras do que em ti não cessa;
atendimento múltiplo
em desassossego,
barco de rota nítida,
marchas.

Dessa chama, turgescência,
marés desalinhadas,
ternurando egos, amos
...A dor meça.

Mar és, ar terra, mãe,
se anjo, se divino,
te chamas: Mulher


Conheça mais de Tere Tavares acessando o Blog “
Meus Outros”.

4 comentários:

Tere Tavares disse...

Querida Andréa,
O caminho das letras é repleto de belezas. Os conhecimentos que agregamos, aliados à amizade e partilha pelo gosto da arte, serão sempre os mais importantes. Grata pela divulgução e carinho. Beijos
Tere Tavares

Regina Romeiro disse...

Querida Andréa,
Simultaneidades continua lindo...Um belo blog/ prazer ter conhecido aqui poemas de Tere Tavares/ parabéns a ela e sempre meus parabéns a vc Andréa por Simultaneidades e pela pessoa que é. Abraços de Regina Romeiro

Ricardo Mainieri disse...

Andréa e a importante terefa de divulgar os talentos do Paraná.
Terê é nossa conhecida pintora e poeta. Sua qualidade dispensa maiores comentários.

Beijão.

Ricardo Mainieri

Madalena Barranco disse...

Andréa, dizem que nunca é tarde... Por isso estou aqui para deixar um grande abraço à minha querida amiga Tere Tavares, que sempre me encanta com sua arte.

Abraços para Andréa e Tere.