quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Visões do Japão – oficina de leitura e criação literária

LITERATURA JAPONESA EM FOCO EM OFICINA

A partir da segunda semana de agosto, a escritora Marília Kubota orienta a oficina de leitura e criação literária Visões do Japão, em dois pontos de divulgação da cultura nipo-brasileira e japonesa em Curitiba: o Centro Cultural Tomodachi e a Biblioteca Hideo Handa, da Praça do Japão.

No módulo Poesia o foco são as formas poéticas da literatura japonesa: choka, waka, tanka, haiku (ou haicai), senryu e poesia contemporânea japonesa. Serão estudados desde textos de autores japoneses, como Matsuo Bashô , Kobayashi Issa e Takuboku Ishikawa e também brasileiros, como Paulo Leminski, Helena Kolody, Wilson Bueno e Alice Ruiz.

Já o módulo Prosa aborda a mitologia, contos populares e contos da literatura contemporânea. Serão estudados textos de Claudio Seto e Lucia Hiratsuka, que recontam fábulas japonesas e também autores contemporâneos japoneses: Yukio Mishima, Banana Yoshimoto, Haruo Murakami, entre outros.

As oficinas oferecerão, além da leitura e discussão de textos, exercícios de criação literária. A oficina não tem objetivo de formar escritores ou críticos. A idéia é fomentar a subjetividade criativa dos participantes. A orientadora acredita que todas as pessoas têm talento para contar estórias ou compor poemas a partir do contato com o imaginário maravilhoso.

Sobre a orientadora
Marília Kubota é escritora e jornalista. Estreou no jornal de literatura Nicolau em 1991. Integrou as antologias Crônicas Paranaenses (1999), Pindorama (2000), Passagens (2002), 8 Femmes (2007), Antologia da Poesia Brasileira do Início do Terceiro Milênio (2008) e Blablablogue (2009). Desde 2005 orienta oficinas de criação literária e em 2008 organizou o Concurso Nacional de Haicai Nempuku Sato e a exposição Arte Nikkei no Centenário da Imigração Japonesa. É editora do Site Escritoras Suicidas.

Visões do Japão – oficina de leitura e criação literária
Módulo Poesia Centro Cultural Tomodachi (Av. Jaime Reis, 28 - Sobreloja) – a partir de 18 de agosto, nas terça-feiras, das 14 ás 16 e das 19 às 21 horas, no Centro Cultural Tomodachi. Informações e inscrições: 3022-3477
Módulo Prosa – Biblioteca Hideo Handa – Praça do Japão(Av. Sete de Setembro com República Argentina – Água Verde) – a partir de 19 de agosto, quarta e quinta-feira, das 14 às 16 horas. Informações e inscrições: 9128-0814 e marília.kubota@gmail.com

Um comentário:

Marilia Kubota disse...

Arigatô por divulgar, Andréa-san. Sayonara!