sexta-feira, 9 de julho de 2010

Comunicado da ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL POETAS DEL MUNDO sucessora do MOVIMENTO POETAS DEL MUNDO

Associação Internacional Poetas del Mundo
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP
Registro nº 51.741 - Livro A-182 - fls. 203v/212 de 29.06.2010
4º Serviço Notorial e Registral - Campo Grande MS Brasil


Criamos no dia 22 de junho de 2010, em Assembléia Geral Extraordinária - a Associação Internacional Poetas del Mundo. Aprovamos o Estatuto, o Regimento Interno e demos posse a Primeira Diretoria da novel Entidade. Poetas del Mundo nasceu da convicção de que estamos num momento crítico da humanidade. O objetivo do Árias Manzo - nosso Presidente Mundial e Fundador - era unir poetas de todo o mundo - até nos tornarmos uma força real que tenha peso e influência no Planeta. Até hoje - funcionou como um Fórum Internacional e está presente em mais de 100 ( cem ) países, nos 5 ( cinco ) continentes, e, contamos com mais de 6.500 ( seis mil e quinhentos ) poetas. É a globalização da poesia. Há tempos nossos associados pediam ao Árias a transformação do Fórum em uma Entidade formal que pudesse vir a atuar - ainda com mais força em todos os locais onde sempre manteve sua área ação: Meio Ambiente, Cultura da Paz, Soberania dos Povos, Direitos Humanos, Criança, Menos Favorecidos, Famintos, Miseráveis de todas as áreas - trabalhando em prol e pelo Homem, participado ativamente em favor dos que necessitam da voz do poeta. Não é que a poesia vá mudar o mundo, mas podemos ser uma força real de proporções imensuráveis no equilíbrio da humanidade.
O Manifesto - memorável trabalho do nosso Presidente Fundador, afirma:
".......... Assim como deterioramos o planeta constantemente com o uso abusivo dos recursos naturais e humanos, assim também se constroem armas de destruição em grande escala, capazes de destruir toda a humanidade em poucas horas, e a supremacia do poder se concentra sempre nas mesmas mãos, no que hoje conhecemos como Império(s). Porém, nem tudo é negativo, porque o caos moral, o caos ético, o caos político (guerras infames), o caos econômico (coisas absurdas) não são outra coisa senão manifestações do PARTO DA HISTÓRIA, como quando uma mulher dá a luz a uma criança; morre uma etapa e surge outra de seu regaço.
1 - Frente a este afã de domínio absoluto que poderá nos levar inevitavelmente à autodestruição e ante a tanta barbaridade. E ante a luz dos novos tempos que se anunciam, os Poetas del Mundo empreendemos o caminho do protesto, por um lado, e da construção de um novo amanhecer, por outro, que conduz à libertação definitiva do homem.
- Os Poetas del Mundo, não todos, apenas os Poetas del Mundo, porque nem todos os poetas do mundo estamos dispostos a dizer: não sou, SOMOS. Os que estamos dispostos a abandonar o EGO que está nos matando e somos capazes de olharmo-nos em IGUALDADE, iniciamos a cavalgada coletiva através do mundo e colocamos a arte da poesia a serviço da humanidade.
3 - Ser poeta não significa somente escrever bela poesia, senão que VIVÊ-LA, e vivê-la não significa apenas senti-la, mas também praticá-la, e praticá-la é uma coisa de todos os dias, de sempre enquanto tenhamos cabeça para pensar e coração para sentir.
4 - Ser Poeta del Mundo é algo mais difícil ainda, ser Poeta del Mundo é assumir este manifesto em sua parte essencial; é assumir a defesa da vida, do amor, da diversidade, da liberdade e ser capaz de dizer: dou minha vida pela VIDA, ainda que ame minha vida. Por isso é que dizemos BASTA de estupidez, BASTA de EGOS que não contribuem para o crescimento coletivo, nem pessoal, e coloquemos a arte da poesia a serviço da existência humana.
5 - Ser Poeta del Mundo é ser um guerreiro, ou uma guerreira, que cavalga pelas planuras da existência humana, como faz desde as mais remotas noites dos tempos, em busca da perfeição e do crescimento lícito da vida, enquanto se vive com as roupagens e as condições que temos para fazê-la. É por isso que não seremos passivos diante dos crimes que se cometem dia-a-dia em nome da liberdade, levantaremos nossa voz como um raio de luz e faremos tremer o covarde, porque converteremos a palavra na melhor arma que o assassino haja conhecido ao longo da história...."
E, amigos, é a isso que nos propomos!
Ao receber do Árias Manzo o convite para montar a Entidade aqui no Brasil - e, daqui para o mundo - partimos das idéias dele - colocá-las dentro da nossa legislação - e criamos uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP - que estará registrada no Ministério da Justiça, do Meio Ambiente, do Social, da Cultura, de onde - levantaremos nossas vozes - que elas ecoem pelo Mundo todo - em defesa dos nossos ideais e de nós mesmos - habitantes deste planeta - escritores, sonhadores, poetas de todo o mundo.
De acordo com o Árias Manzo - ficou decidido que dois cargos seriam vitalícios: o dele com Presidente Fundador e Mundial e o de Delasnieve Miranda Daspet de Souza - como Presidente Internacional, pois ambos se encontram perfeitamente integrados ao pensamento do Movimento Poetas del Mundo - hoje Associação Internacional Poetas del Mundo.
Apresento a todos - as nossas propostas objetivas, e, de como iremos funcionar. E, logo a seguir - a composição de nossa diretoria - e de nossos Representantes nos Continentes. As pessoas aqui nominadas são os sócios-fundadores.

A posse festiva será em agosto - em Búzios - RJ - por ocasião do -II Encontro Poetas del Mundo - fazendo Arte em Búzios - dias 28 e 29, quando seremos recebidos pela Cônsul daquela cidade - a excelente Sonia Imamura - que também é Sócia-Fundadora, ocasião em que estaremos esperando todos os Poetas del Mundo que puderem se fazer presentes.
Muito obrigada e aguardo-os para um trabalho profícuo em suas localidades, estados, países, continentes - pela vida para a VIDA!
Campo Grande-MS - Brasil, 22 junho de 2010.
Delasnieve Miranda Daspet de Souza
Presidente da Associação Internacional Poetas del Mundo

OBJETIVOS PRINCIPAIS

Art. 4° - POETAS DEL MUNDO tem como objetivos principais: ( do Estatuto )
I– Integrar, entre si, as Culturas de países vários;
II – Congregar pessoas e entidades, nacionais e estrangeiras, dedicadas à Cultura;
III – Empenhar-se, pelos meios e recursos ao seu alcance, no sentido do cultivo, desenvolvimento e aprimoramento das Culturas brasileira e estrangeiras: Letras e Artes em geral, inclusive popular;
IV – Zelar pela prática da cidadania, da igualdade racial, dos direitos humanos, incentivando o espírito de solidariedade nacional e internacional através das Letras, das Artes, ou seja, da Cultura em geral, elaborando e desenvolvendo projetos nesse sentido;
V – Defender o Meio-Ambiente, patrimônio da humanidade, elaborando e desenvolvendo projetos nesse sentido;
VI – Colaborar com os poderes públicos federais, estaduais e municipais e internacionais, visando a promoção das memórias e identidades dos diferentes povos, através de pesquisas e estudos literários, lingüísticos, históricos e artísticos;
VII – Incentivar e apresentar sugestões no sentido de aperfeiçoar a legislação sobre assistência à Cultura, Letras e Artes em geral, nacional e internacional;
VIII – Manter intercâmbio com editoras, instituições e pessoas físicas ou jurídicas que possam colaborar para a realização e conquista dos objetivos de POETAS DEL MUNDO;
IX–Promover foros de debates entre POETAS DEL MUNDO e outras instituições, com vistas à superação de obstáculos à promoção cultural e à prática de escritores e artistas brasileiros e estrangeiros;
X – Criar organismos e sistemas de assistência social, de impressão e distribuição de livros, em favor dos escritores e artistas nacionais e internacionais;
XI – Criar instituições de comunicação (jornais, revistas, rádio, tv, sites) para melhor divulgar a literatura, a paz, o meio ambiente, a solidariedade, os direitos humanos, os Poetas Del Mundo.
XII – Promover, incentivar e apoiar, intercâmbios, congressos, encontros, conferências, palestras, exposições, cursos, concursos e eventos outros, sempre visando o aprimoramento das Culturas Culturas e Artes com divulgação e realização nacional e/ou internacional, de acordo com as normas desta Associação, aqui especificadas, como das leis vigentes em seus locais de aplicação.
XIII - Implementação de projetos de caráter experimental ou não, de estudos, pesquisa e/ou eventos e ações nas áreas de educação, sociedade saúde, ecologia, saneamento e segurança ou em qualquer outra questão relativa às condições de vida e que seja relevante para os que usufruem das atividades da entidade como para o bem comum de um grupo ou região;
XIV – Atuar na promoção da Ética, da Paz, da Cidadania, dos Direitos Humanos, da Democracia, da Cultura da Paz ;
XV - Apoio a Variedade Cultural - a visão da singularidade de cada ser humano e a singularidade dos grupos de etnias, regiões geográficas, religiões, habilidades e outros (especifique mais) diferentes. Dessa forma, a implementação de projetos contra o preconceito e valorização da variedade, como fator de apoio humanitário e de igualdade de direitos.

DENOMINAÇÃO, FINALIDADES, SEDE, TEMPO DE DURAÇÃO

Por este documento, fica social, cultural e juridicamente instituído a ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE POETAS DEL MUNDO – associação civil, sem fins lucrativos, patrimônio próprio, duração indeterminada, denominado simplesmente neste Estatuto de POETAS DEL MUNDO que tem por objetivo principal aflorar a paz interior nas pessoas, através do culto, incremento a divulgação da Cultura de todos os povos, sem quaisquer vinculações sectárias, filosóficas, políticas ou religiosas, de fins não econômicos.
§ 1º - Instituições de Saber e Cultura, nacionais ou internacionais poderão filiar-se ao POETAS DEL MUNDO, após aprovação da Presidência, com prévio parecer de aprovação da Diretoria Jurídica desta Associação.
§ 2º - POETAS DEL MUNDO promoverá suas atividades através de Representações Administrativas: a) uma Sede Internacional, brasileira, em Campo Grande – MS, que disporá sobre as políticas culturais da Associação; b) uma Sede Mundial, localizada em Santiago, no Chile; c) Sede em todos os Continentes e mais o Mundo Árabe, que funcionarão como Vice-Presidências e d) Sede de Representação em Países, Departamentos, Províncias, Estados, Municípios. Todas as sedes internacionais estruturarão seu funcionamento, de acordo com este Estatuto e seu Regimento Interno e as Leis da Região e País de seu estabelecimento.
§ 3º - POETAS DEL MUNDO tem sua Sede no Brasil, que funciona administrativamente à Rua Padre João Crippa, 1065, sala 109, 79.002.380 – Campo Grande – MS – BRASIL -, funcionamento sob a égide deste Estatuto, de duração indeterminada, podendo abrir, a Associação, representações suas em outros Países, Estados e Cidades do território brasileiro e no Exterior.
§ 4º - A Sede Internacional de POETAS DEL MUNDO, Sede Mundial, as Sedes Continentais, Países, Províncias, Departamentos, Estaduais e Municipais, terão como Presidente Fundador, vitalício, o Sr. Luis Arias Manzo – e, todas organizarão suas próprias Diretorias sem ferir as normas deste Estatuto, nem as Leis brasileiras, nem as das Regiões ou Países onde se localizarem.

Presidente Mundial e Fundador : Luiz Árias Manzo
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=377
Associação Internacional Poetas del Mundo
Presidente
Delasnieve Miranda Daspet de Souza - MS - Brasil
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=600
Vice-Presidente - Zélia Balbina Ferreira - RJ
http://www.poetasdelmundo.com:80/verInfo.asp?ID=1300
Secretário - José Faria Nunes - GO
http://www.poetasdelmundo.com:80/verInfo.asp?ID=1812
2º Secretário – Maria Amélia Klopper - RJ
http://www.poetasdelmundo.com:80/verInfo.asp?ID=1315
Tesoureiro - Nelson Vieira de Souza - MS
http://www.poetasdelmundo.com:80/verInfo.asp?ID=1275
2º Tesoureiro – Therezinha Manczak - SC
http://www.poetasdelmundo.com:80/verInfo.asp?ID=2138
Diretor Jurídico - Antonio Campos - PE
http://www.poetasdelmundo.com:80/verInfo.asp?ID=4215
Diretor Patrimônio – Celito Medeiros - PR

2 comentários:

###a.l.#### disse...

cuore che ama
As curtas horas de Romeu
Autor: Orácio Felipe
Sinopse:
- Mas que dor as horas retarda de Romeu? - Não ter aquilo que, se o tivesse, as deixaria curtas.

www.clubedosautores.com.br

MEG KLOPPER disse...

Queridos companheiros das Letras,
peço a gentileza, se for possivel, de corrigirem o meu nome como 2ª Secret. da Associação Internacional de Poetas Del Mundo. No lugar de Maria Amélia Klopper, por favor coloquem Amália Clélia Klopper. A DD já fez a correção oficial, mas em alguns blogs estou pedindo, gentilmente, que retifiquem o engano.
Informo ainda que meu pseudônimo artístico é MEG KLOPPER.

Agradeço a atenção.

MEG KLOPPER
(Amália Clélia Kllopper)