quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Natal e Capital, por Fahed Daher

Natal ®
Fahed Daher
-

Natal é o nascimento de Cristo e que veio para ensinar a vida espiritual. Poucos querem entender e a mídia faz do Natal o momento do domínio do mercado.
E se faz o contraste entre a cena bíblica que nos conta os dramas de José e Maria nas peregrinações, em conseqüência dos éditos romanos. As realidades de hoje, num mundo de consumismo e de adoração da mercadoria. Paganismo consumista onde o templo, está lotado de mercadores.
Não sei se Cristo, ressuscitando, teria condição de repetir a façanha da expulsão dos mercadores do templo, dado o volume e a extensão dos diversos mercados.
Panfletos, folhetos, jornais, emissoras de rádio, televisões exaltam cada casa comercial propondo mercadorias de todos os tipos e oferecendo vantagens de preços e prazos.
O noticiário da televisão, mostrando lojas iluminadas e enfeitadas com mercadorias múltiplas em exposição onde o locutor com voz estudada e impostada anuncia:
“” As lojas estão prontas e ornamentadas para atender aos consumidores e a previsão é de que o comércio deverá faturar, neste Natal, 10 por cento a mais do que no natal passado.”
José e Maria tiveram de abandonar a casa, pois um édito romano obrigava a um senso, cada um se apresentando em sua cidade de origem.
Chegados a Belém não encontraram hospedagem.
“” Use seu décimo terceiro salário para as compras de natal e concorra ao sorteio de um carro zero quilômetros e uma viagem para Porto Seguro, terra de excitação.
Finalmente José e Maria encontram abrigo num estábulo e neste lugar Maria deu à luz a um menino que foi colocado numa manjedoura.
Dentro da loja a gravação toca... ”Noite feliz. Noite de paz. O Senhor, Deus do amor...” a seguir o locutor anuncia: “” Estas jóias servem de presente para sua namorada ou para sua esposa.Você pode comprar hoje o seu presente de natal e passar a pagar somente em Janeiro, sem juros. “”
Nesta noite o anjo apareceu a alguns pastores e a estrela brilhante apontava para o local do nascimento de Jesus. Os Reis magos seguindo a estrela encontraram a família e dando graças ao Senhor, presentearam com ouro, incenso e mirra.
”As lojas iluminadas de múltiplas lâmpadas, chamando fregueses aos quais são ofertadas mercadorias variadas: -importados, eletrônicos, carros, jóias...” pagamentos a prestação e sem juros.” - enquanto a música de fundo enche o ar com” Feliz Natal! Feliz Natal. Nasceu o menino Jesus.
“Herodes manda matar as crianças de menos de dois anos, tentando destruir aquele que, lhe disseram os profetas, teria nascido para ser o rei dos judeus”.
”O baile de natal no clube recreativo oferece bufe com bebidas importadas e finas a 500 reais a mesa e a banda do tcham com a dança da bundinha.”
Maria e José de joelhos diante do filho Jesus, oram e dão graças a Deus pela benção do nascimento.
Com bom vinho e bom champanhe, a cerveja gelada não pode faltar e a geladinha “chama” fará a exaltação da alegra natalina. Sua compras podem ser pagas com cheque pré - datado enquanto você usufrui das festas.
José e Maria, com o filho Jesus envolto em mantos pobres continuam a marcha para o destino da vida e do amor.
Estes contrastes precisam ser esquecidos? Ou devem ser sempre lembrados? Talvez lembrados para não confundirmos faturamento com nascimento e saldo com salvo ou cristão com violação.
Importa, agora, irmos ao real. Mas vamos alegres ao real, Real de Realeza de festa e de beleza, recuperando a espiritualidade Cristã, que leva à disciplina, ao humanismo e à doação, sem renuncia da vida, mas auxiliando vidas, vendo a infância e a juventude que desejam diferenciar o certo do errado, para seguir os caminhos de Cristo.
Crer em Deus, não para negociar o reino dos céus, mas para fazer da terra o primeiro dos paraísos, caminho para o reino celeste.

=========
NATAL lll ®
Fahed Daher

O Natal que nós queremos
que lembra o caminho da paz,
é o momento em que se faz
a concentração da Fé
em tudo aquilo que cremos
de Cristo, Maria e José.
O Natal é festa, sim,
alegria, exaltação,
riso, presente, oração,
o encontro da família,
seguindo, de Cristo, a trilha
do amor real, da humildade.
Não é no carro, na jóia,
no traje mais elegante,
no jantar extravagante,
que se fará a honraria
ao nascimento sagrado
desta criança que um dia
nos mostrou o certo e o errado.
Festa, sim, com oração,
alegria, o baile, a vida,
a festa tão exigida
depois da meditação
do culto, a missa, a novena
e a consciência serena
que nos leva à salvação.
Mas, deixando o pessimismo
o descaso ou o cinismo
num abraço muito terno,
vibrando no amor fraterno
que nos veio de Jesus…
O afeto que nos conduz
enche a alma de alegria,
no encontro de cada dia
coração a coração
no comando de Maria
e do sentido Cristão..


- Médico – Apucarana - Paraná
Governador 95/96 Distrito 4710 de Rótary International
Academia de Letras de Londrina
Academia de Letras Artes e Ciências Centro Norte do Paraná.
Rua Dr. Nagib Daher- 595 Apucarana Pr (86.800-040)
Centro de Letras do Paraná – Academia de Letras José de Alencar.
ddaher@sercomtel.com.brr

Nenhum comentário: