quarta-feira, 27 de julho de 2011

Centro de Letras do Paraná: Programação de Agosto/2011

EVOCAÇÃO HISTÓRICA

“A história não é um simples quadro de acontecimentos: é mais, é o verbo feito livro” (Machado de Assis).

Após o tradicional recesso de julho, quando a saudade mais apertava o coração, voltamos às nossas atividades neste tão querido Cenáculo.

O mês de agosto tem um significado especial por assinalar a sanção da Lei nº 704, por Sua Majestade o Imperador D. Pedro II, criando a “Província do Paraná”.

É verdade que nos acostumamos lembrar apenasmente o dia 19, quando o primeiro presidente, Zacarias de Góes e Vasconcellos, fora empossado, olvidando, o que é lamentável, do acontecimento maior.

O Movimento Pró-Paraná, Ente de Integração e Relações Institucionais, criado por inspiração do saudoso jornalista e advogado Doutor Francisco Cunha Pereira Filho, com o apoio de instituições cívicas e culturais, tem promovido ato público de comemoração da efeméride.

Neste ano e neste mês de agosto, a nossa entidade festejará a data magna, homenageando a figura emblemática do grande músico paranaense Bento Mussurunga, autor do “Hino do Paraná”, mercê da apresentação do seu sobrinho neto, o maestro Paulo Torres, regente da Orquestra de Câmera da Pontifícia Universidade Católica de Curitiba.

Por outro lado, homenageará, também, um dos nossos fundadores, Emiliano Perneta, festejando, com o Centro Paranaense Feminino de Cultura e o Instituto Neo-Pitagórico, o centésimo ano da coroação “Príncipe dos Poetas Paranaenses”, o que acontecerá dia 20, na “Ilha da Ilusão”, em pleno “Passeio Público”, como, também, rememorará a “Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil”.

Como se observa, bastante atraente e significativa é a programação, confiando-se que nossos associados compareçam, trazendo os familiares e muitos amigos.

PROGRAMAÇÃO – AGOSTO / 2011.

DIA 02
16:00 HORAS:Reunião da Diretoria e Conselho Fiscal.
17:00 HORAS:Tribuna Livre. Oportunidade para espontânea manifestação dos associados.

DIA 09
17:00 HORAS:Palestra do confrade vice-presidente Paulo Roberto Walbach Prestes.
TEMA: “A poesia no jardim da música popular brasileira”.

DIA 16
17:00 HORAS:Terça da Poesia, a cargo da Academia Paranaense da Poesia.

DIA 20
11:00 HORAS:Homenagem a Emiliano Perneta: “Cem Anos da Coroação como Príncipe dos Poetas Paranaenses”.
Local: “Ilha da Ilusão”, no “Passeio Público”

DIA 23
17:00 HORAS:“Aniversário da Criação dos Cursos Jurídicos no Brasil, por Álvares de Azevedo”.Exposição do confrade Sylvio Magellano.

DIA 30
17:00 HORAS: Homenagem a Bento Mussurunga, como parte das comemorações do “Dia do Paraná”.
Apresentação do maestro Paulo Torres e exibição da Orquestra de Câmara da PUC-PR.

LUIS RENATO PEDROSO
Presidente.

Nenhum comentário: