sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Revista de literatura e arte da Guatá alcança a 18ª edição.

Expressar as ideias, impressões e dores do mundo por meio de palavras e imagens, constitui uma atitude trasngressora diante da vida. Dominar os meios e formas comunicativas, muitas vezes submetidas a padronizações e hierarquias, entendê-las e reproduzi-las a partir dos próprios interesses e visões é perseguir e aceitar a condição de sujeito perante um mundo que não é, está sendo, para utilizar o termo lançado pelo educador popular Paulo Freire.

Reunir em um só veículo as mais diversas formas de leitura, releitura e de apropriação da realidade é o desafio a que se propõe a Revsita Escrita, publicação de literatrua e arte editada pela Associação Guatá, que alcança a 18ª edição.

Escrita traduz a obra do artista e do poeta, do escritor, do profissional da imagens e do acadêmico. Mas o veículo é um espaço plural e aberto às criações de estudantes, comerciários, vigilantes, cozinheiras. Enfim, pessoas de todas as labutas e de todas as origens que se unem pelas palavras e pelas imagens, com a intenção principal de comunicar-se com o outro, desvendando todas as possibilidades e diversidades.

E nesta Escrita 18 ainda há espaço para o silêncio, cuja reprodução só foi possível graças à obsevação e sensibilidade da italiana Yuma Marterllanz, fótografa que trabalha em um veleiro a correr o mundo. É de Yuma a foto que estampa a capa desta edição da revista, que reporta o olhar contemplativo lançado por um indivíduo sobre o nada e o tudo, que se perde, resignado, na horizontalidade do mundo.

E tem mais. Prosa, poesia e opinião, na seção “Palavra”. Desenhos, fotografias e ilustrações, na seção “Olhos”. A coletânea, que se abre com a poesia de Ferreira Gullar, festejado poeta e escritor brasileiro, se abre em todas as direções, reunindo contribuições de autores iguaçuenses e de das mais diversas localidades do país. Ao todo, são 34 colaboradores da revista que se entrelaçam através das páginas impressas inteiramente em preto e branco.

A Revista Escrita, editada pelo jornalista Silvio Campana, é produzida através do apoio cultural de empresas e instituições. Parte da publicação é comercializada em bancas e livrarias, mas o veículo também é vendido pelo conhecido método “mão em mão”, onde amigos e apoiadores formam uma “clientela” especial e uma corrente de circulação da revista.
Ainda, Guatá realiza bancas literárias em universidades, escolas, encontros culturais e outros espaços públicos, onde a publicação sempre está presente.

Escrita também é utilizada como uma das principais ferramentas do programa “Tirando de Letra”, iniciativa de popularização e de estímulo ao hábido e ao gosto da leitura, promovida pela Guatá. Desta forma, parte da tiragem de 2000 exemplares da publicação artística é distribuida gratuitamente entre professores e estudantes dos colégios das nove cidades de abrangênica do Núcleo Regional de Ensino de Foz do Iguaçu (NRE).

AUTORES – Neste edição, a seção “Palavra” conta com os seguintes autores: Ademario Ribeiro, Almandrade, Andrea Palmar de Almeida, Bianca Montanari, Carolina Simionato, Célia Musilli, Diana Araujo Pereira, Eduardo Coli, Fábio Campana, Fernanda Regina da Cunha, Gizele Borges de Oliveira, Ludmila Rodrigues, Maria Fioratto, Maira Fernanda, Melissa Tamara, Nana Okida, Nilton de Nadai Filho, Samuel Costa, Silvio Campana e Wermerson Augusto.

A seção “Olhos” é formada pelos colaboradores Daniel Di Monaco, Dê Mané, Dilson Paulo Alves, Fábia Tonin, Júlio Fornari, Jac Gimenez, Harry Schinke, Keren Rosa Cabral, Liliana Mireya Cordero, Mariana Rodrigues Espinosa, Mayara Brecher, Patrícia Contini, Percy e Yuma Martellanz.

Para adquirir exemplares da Revista Escrita, basta enviar um contato para o seguinte e-mail: guata@guata.com.br.

Fonte: Guatá/Paulo Bogler

Nenhum comentário: