terça-feira, 26 de junho de 2012

Faleceu o Poeta Horácio Ferreira Portella

Foto:Sérgio Pinheiro
Com pesar, comunicamos o falecimento do poeta Horácio Ferreira Portella, no sábado (23). O sepultamento ocorreu na manhã de domingo (24), no Cemitério Bom Jesus, em Piraquara.

Portella era membro da Academia Paranaense de Letras, da Academia Paranaense da Poesia e do Centro de Letras do Paraná, além de colaborar do Jornal Agora Paraná.

Aos 78 anos, Portella deixa a esposa, uma filha e uma neta. Na ciranda de trovas sobre as mães, ele demonstra todo o seu amor: “Num rasgo de amor profundo, Deus, - sublime Criador, criando a Mãe, mostra ao mundo toda grandeza do Amor!”.

Em homenagem ao poeta assim se expresso Josias Alcantara:

AO GRANDE MESTRE E AMIGO PORTELLA

Do Portella só recordo o que me incita a pensar,
de um bardo que segue a bordo de onde vai se eternizar.
Ele teceu sua história de uma forma impressionante
e irá viver na memória; de seu verso edificante!

Foi meu mestre no incentivo, não esquecerei jamais
do seu jeito criativo, com recursos cabedais.
Portella foi grande amigo, sonhador sem preconceito,
levava sempre consigo um poema, sem defeito.

Era tão meticuloso, com a construção do verso
que nascia poderoso, dentro de seu universo.
Poeta desse quilate transcende na poesia,

Imortalizando o vate, que se fez com maestria.
A notícia me abateu, quisera enfim não saber
Que o Portella já morreu! Mas, em mim, há de viver!

Do sempre aluno e amigo: Josias Alcantara

2 comentários:

Anônimo disse...

Com pesar e lástima pela morte do meu padrinho, o grande mestre da POESIA, O HOMEM que me apresentou no Centro de Letras do Paraná.
Aqui vai neste Blogger, a minha singela homenagem póstuma.

Seu, Portella
É uma estrela fulgurante
a brilhar no firmamento !
Lá, onde habitam anjos,
Está ele, pois,
a declamar seus versos
em outra esfera !

ligia christina de menezes(poetisa) disse...

Com pesar e lástima pela morte do meu padrinho, o grande mestre da Poesia, o homem que me apresentou no Centro de Letras do Paraná.Aqui vai neste Blogger a minha singela homenagem póstuma.

Seu Portella, meu padrinho

É uma estrela fulgurante
a brilhar no firmamento !
Agora declama versos
para os anjos do Senhor!
Versos tão límpidos
quanto sua alma !