sexta-feira, 22 de junho de 2012

Notícias da Câmara Municipal de Curitiba: Sessão destaca entidade e realização de Jogos Florais

Sessão destaca entidade e realização de Jogos Florais
Sessão solene na Câmara Municipal de Curitiba em homenagem à União Brasileira de Trovadores (UBT Seção Curitiba) marcou, na noite da última sexta-feira (15), o 17º ano de realização dos Jogos Florais na capital. A cerimônia, proposta pela vereadora Julieta Reis (DEM), foi presidida por Caíque Ferrante (PRP), segundo-secretário da Casa. Além dos parlamentares, compuseram a mesa Gilberto Ferreira, que representou o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto; o presidente da União Brasileira de Trovadores, Luiz Carlos Abritta; o presidente da UBT Paraná, Maurício Norberto Friedrich; a presidente da UBT Seção Curitiba, Andréa Motta Paredes; a presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná, Lygia Lopes dos Santos; a presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura e vice-presidente da Academia paranaense de Letras, Chloris Casagrande Justen, e a presidente da Academia Paranaense de Poesia, Roza de Oliveira.
Após a execução do hino nacional, Julieta Reis, saudou a instituição, lembrando o conceito da trova enquanto formato poético. Com origens medievais, a tradição se estendeu pelos séculos e se consolidou com o formato de apenas uma estrofe em redondilha maior. “A aparente simplicidade esconde os potenciais da trova, que sempre teve muito respaldo popular”, disse a vereadora. “A homenagem à UBT já é uma tradição da Câmara Municipal de Curitiba, cujo início se deu por iniciativa do ex-vereador Angelo Batista, ele também um praticante da trova”, acrescentou. Os chamados Jogos Florais igualmente foram destacados pela parlamentar, que lembrou que a atividade remonta ao antigo calendário das festividades romanas em homenagem à Flora, deusa da primavera. O evento, realizado anualmente, envolve competições de trovas entre escolares. Julieta Reis encerrou dando destaque ao papel da UBT no incentivo à leitura e à escrita.
Prêmios
A primeira homenageada foi a trovadora Sara Furquim, de 94 anos. Com mais de 40 deles dedicados ao magistério, ela foi a primeira professora titular de Rio Branco do Sul, sua cidade natal. Também foi a primeira vereadora eleita daquele município e exerceu a presidência da Câmara durante uma legislatura. Em reconhecimento ao seu trabalho pela difusão da trova, o troféu de âmbito estadual dos Jogos Florais, cujo tema foi Tesoura e Tesouro, recebeu seu nome.
Outro homenageado de destaque foi Maurício Norberto Friedrich, presidente da UBT Paraná, em função dos esforços pela manutenção e divulgação da trovas enquanto manifestação cultural.
Os trovadores Antônio Augusto de Assis, Janske Schlenker, Luiz Hélio Friedrich, Roza de Oliveira e Wandira Fagundes Queiroz também foram homenageados com a entrega de placas comemorativas. Em seguida, escolares dos colégios Alcyone de Castro Vellozo, Albert Schweitzer e Escola Papa João XXIII receberam prêmios e tiveram a oportunidade de ler suas trovas.
Tradição
Andréa Motta Paredes, presidente da UBT Seção Curitiba, também discursou, estabelecendo conexões entre a poesia, o direito e a felicidade. Tal raciocínio, segundo ela, foi embasado nas ideias do jurista italiano Francesco Carnelucci, para quem a atividade jurídica desempenha um caráter essencialmente humanista. Daí a necessidade de se preservar tradições poéticas como a trova. “Como separar o pensamento jurídico da poesia?”, indagou a presidente da entidade. Para ela, “da cumplicidade entre tais manifestações, nasce um direito que representa de forma legítima os anseios do povo”. Tais considerações levam, na sua opinião, à inequívoca conclusão de que a homenagem à UBT é mais do que merecida e serve para promover a divulgação da trova.
O vereador Caíque Ferrante destacou o importante papel exercido pela Câmara Municipal de Curitiba na preservação de valores culturais nem sempre lembrados com atenção pela mídia e pela sociedade em geral. Antes de encerrar a cerimônia, agradeceu a presença do presidente de honra da UBT Paraná, Orlando Woczikosky; de Danielle Santos, que representou a secretária municipal de Educação, Liliane Casagrande Sabbag, e do presidente do Conselho Estadual da UBT São Paulo e presidente da UBT Pindamonhangaba, José Waldez de Castro Moro.




A cerimônia foi presidida pelo segundo-secretário, vereador Caíque Ferrante. (Foto – Andressa Katriny)
A autora da proposição, vereadora Julieta Reis, saudou os homenageados na tribuna da Casa. (Foto – Andressa Katriny)
Ao centro, a primeira homenageada foi a trovadora Sara Furquim, com Maurício Norberto Friedrich e Julieta Reis. (Foto – Andressa Katriny)
Andréa Motta Paredes, presidente da UBT Seção Curitiba, Maurício Norberto Friedrich e Julieta Reis. (Foto – Andressa Katriny)
A presidente da UBT Seção Curitiba estabeleceu conexões entre a poesia, o direito e a felicidade em seu discurso. (Foto – Andressa Katriny)
O plenário da Câmara de Curitiba ficou repleto de convidados. (Foto – Andressa Katriny)
Os troféus entregues durante a homenagem na Câmara Municipal de Curitiba. (Foto – Andressa Katriny)

Nenhum comentário: