quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dalton Trevisan vence Prêmio Portugal Telecom na categoria Contos



O Anão e a Ninfeta
O escritor curitibano Dalton Trevisan foi o vencedor do Prêmio Portugal Telecom em Língua Portuguesa na categoria contos. O prêmio foi anunciado nesta segunda-feira, 26 de novembro, em São Paulo. O anão e a ninfeta foi escolhido o melhor livro de histórias curtas, vencendo O livro de Praga, de Sérgio Sant'Anna, Cantos do mundo, de Evandro Nascimento, e Amores mínimos, de João Anzanello Carascoza. O português Valter Hugo Mãe foi o grande vencedor do Prêmio. Seu livro A máquina de fazer espanhóis ganhou na categoria romance e foi escolhido, também, o melhor livro de autor lusófono publicado no Brasil em 2011 nas três categorias do prêmio: conto e crônica, romance e poesia. Por isso, ganhou outros R$ 50 mil.

Este é o terceiro prêmio que Trevisan ganha em 2012. Em julho, o autor já havia recebido o Prêmio Camões, considerado o mais importante da literatura de língua portuguesa, e o Prêmio Machado de Assis, conferido pela Academia Brasileira de Letras.

Há mais de 60 anos escrevendo literatura, Dalton Trevisan Dalton não só construiu uma obra imensa, mas, principalmente, criou uma literatura extremamente singular, sem precedentes não só na literatura nacional, mas mundial. Com obras como O vampiro de Curitiba, Novelas nada exemplares, Cemitérios de elefantes e A guerra conjugal, seus grandes livros dos anos 1960 e 1970, o escritor tomou para si o papel de principal iconoclasta da literatura brasileira. Aos 87 anos, o escritor se mantém ativo na literatura, lançando praticamente um novo livro a cada ano.

No mês de junho deste ano, por conta dos 87 anos de Dalton Trevisan, o Cândido dedicou uma edição especial do jornal à obra do escritor. Confira aqui.
Fonte: BPP

Nenhum comentário: