domingo, 4 de novembro de 2012

Lançamento da Coletânea da Academia Paranaense da Poesia.

Aconteceu dia 31 de outubro de 2012, encerrando as comemorações do Centenário de Helena Kolody no Centro de Letras do Paraná. Na oportunidade prestigiaram o evento, Acadêmicos Titulares, familiares e convidados.

Abaixo veja texto da lavra de Lília Souza (Vice-Presidente da Academia Paranaense da Poesia), sobre a Coletânea.


A todos meu cordial boa tarde.
Como organizadora de nossa Coletânea, gostaria de dirigir-lhes algumas palavras, principalmente para agradecer.
Primeiramente, quero dizer-lhes que tínhamos um grande motivo para o esforço de lançar nossa coletânea ainda no mês de outubro. É o mês de Helena Kolody, cujo centenário de nascimento temos comemorado durante o último ano. Madrinha das cadeiras poéticas de nossa Academia e destaque principal na Coletânea, Helena torna-se mais uma vez por nós homenageada, quando encerramos o mês com o lançamento, a revestir de maior significado o momento.
Também quero expressar um grande motivo para escolhermos realizar neste secular cenáculo o primeiro lançamento. Esta “segunda casa de todos nós”, como sempre afirma Dr Pedroso, há décadas tem nos abrigado. Ao longo desses anos, aqui formamos laços afetivos, seja com nossos confrades e amigos, seja com o próprio espaço – em cujas paredes pulsa o espírito cultural. Esta se torna então ocasião para prestigiarmos e homenagearmos o Centro de Letras do Paraná, em seu centenário, e o Desembargador, que há vários anos tem estado à frente de tão importante casa de cultura e nos recebido com seu coração generoso.
Agradeço nossa presidente, Roza de Oliveira, que a mim confiou a tarefa de organizar a Coletânea da Academia Paranaense da Poesia. Tarefa que se fez, talvez, mais complexa do que eu poderia prever, pelo número de participantes, pelo volume de conteúdo e pelos parâmetros traçados para organizar o material de cada um – e também pela minha falta de experiência em tal atividade.
Agradeço a todos os confrades que me enviaram seus materiais – o Paulo Karam foi o primeiro a fazê-lo –; aos que me ajudaram com informações outras, que me tiraram dúvidas, que me emprestaram material para pesquisa, que me conseguiram alguma foto ou dado que faltava. A todos que se colocaram à disposição, que me apoiaram e incentivaram.
Agradeço as fotógrafas, Gisele de Oliveira Winter (responsável pela maioria das fotos) e Carmen Aguiar, que gentilmente cedeu fotos de Helena Kolody, por ela feitas com tanta sensibilidade.
Se eu disser que foi fácil, estarei mentindo. Foi difícil, sim, trabalhoso, com longo período gestacional. Mais da metade desses dois anos em que preparávamos a Coletânea, confesso, em muitos momentos achei que não conseguiria, que a missão assumida era maior do que eu poderia dar conta. Por mais que me dedicasse, parecia que o trabalho não fluía. E agora quero expressar meus agradecimentos a Deus. Ele me atendeu nas vezes tantas em que lhe supliquei conceder-me paciência, perseverança e luz para levar a cabo a tarefa. Até que tudo começou a tomar forma, o que me trouxe novo ânimo para continuar e concluir.
Agradeço Tadeu, meu marido. Creiam, ele abdicou de muitas, muitas horas de nosso convívio, para que esse trabalho pudesse ser realizado. Em vários momentos me ajudou, principalmente com detalhes tecnológicos. Em muitos momentos me ofereceu o seu apoio e ainda me ajudou muito no transporte de livros. Meu amor, muito obrigada!
Agradeço os confrades Angelo Batista e Alzeli Bassetti, intermediários para as portas da Secretaria de Estado da Cultura.
Nosso agradecimento ao Sr Paulino Viapiana, Secretário de Estado da Cultura, que compreendeu nosso apelo, acreditou em nosso trabalho, abraçou nossa causa e nos ofereceu o prestimoso apoio da Secretaria, viabilizando a publicação desta Coletânea. Receba nosso mais sincero reconhecimento e gratidão, que não poderiam ser expressos por palavras.
Apresento ainda um agradecimento ao pessoal da Coordenadoria de Desenho Gráfico da SEEC, que, sob a regência de Rita, incumbiu-se do projeto gráfico da obra.
Chamo especial atenção para a importância e a beleza do primoroso projeto gráfico, que certamente enriqueceu visualmente o livro, vindo a valorizar a obra. Destaco, então a profissional designer gráfico, aquela que foi diretamente responsável por esse projeto em nossa Coletânea, e que tão bem trabalhou, com dedicação, competência e sensibilidade: Adriana Salmazo Zavadniak.
A Coletânea, hoje lançada, é sonho antigo, de muitos de nós – como Roza, Sylvio, eu... Poderia ter ficado melhor? Claro! Sempre poderíamos fazer melhor. O material já estava na gráfica e eu ainda ficava a imaginar alterações, detalhes que poderiam ter sido incluídos. Certamente há falhas, e talvez elas lhes saltem aos olhos.
Pode ter me faltado suficiente competência, mas não faltaram dedicação e esperança por um bom resultado. Acredito que a união de esforços e o mútuo apoio contribuem para que ideais sejam alcançados e os sonhos coletivos realizados. O trabalho aqui registrado é de todos nós, que da Coletânea participamos. Trazê-la hoje à luz é para nós momento de alegria, de júbilo. É o resultado conjunto de grandes esforços, a concretização de um grande sonho. Parabéns a todos.
A cada um dos presentes, meu carinho.
         Agradecida,
Lilia Souza
  
Curitiba, 31/10/2012










Nenhum comentário: