sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Poeta paranaense vence Prêmio Jabuti

A curitibana Alice Ruiz ficou com o primeiro
na categoria poesia
. Confir a premiação completa.

O Prêmio Jabuti, um dos mais importantes eventos literários do país, concedeu o primeiro lugar na categoria “poesia” ao livro “Dois em um”, da poeta Alice Ruiz, paranaense de Curitiba.

O livro, publicado pela editora Iluminuras, reúne as obras Vice-Versos (1988) e Pelos Pelos (1984), incluindo Navalhanaliga (1980), Rimagens (1985) e Paixão Xama Paixão (1983).
Já aos nove anos de idade, Ruiz escreveu os seus primeiros contos. Somente aos 26 anos publicou os seus primeiros poemas em jornais e revistas, em livro, aos 34 anos. Até aqui, publicou 15 livros, entre poesia, traduções e uma história infantil.

O PRÊMIO - Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência: o Jabuti não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. As 21 categorias do Jabuti 2009 contemplam não só estilos – Romance, Contos e Crônicas, Poesia, Reportagem, Biografia e Livro Infantil – mas também a Tradução, a Ilustração, a Capa e o Projeto Gráfico.
Anualmente, editoras dos mais diversos segmentos e escritores independentes de todo o Brasil inscrevem milhares de obras em busca da tão cobiçada estatueta e do reconhecimento que ela proporciona. Receber o Jabuti é um desejo acalentado por todos aqueles que têm o livro como seu ideal de vida. É uma distinção que dá ao seu ganhador muito mais do que uma recompensa financeira. Ganhar o Jabuti representa dar à obra vencedora o lastro da comunidade intelectual brasileira, significa ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional. A premiação total distribuída no Jabuti 2009 chegou a R$ 123 mil.
Clique aqui, para conhecer todos os contemplados com o Prêmio Jabuti. (Fonte: Guatá)

Biografia

Alice Ruiz Scherone (Curitiba PR 1946). Poeta, compositora, tradutora e publicitária. Publica, em 1962, seus primeiros poemas em jornais e revistas culturais. Em 1968, conhece o poeta Paulo Leminski (1944 - 1989), que identifica suas afinidades com o haicai e a incentiva em seus estudos sobre esta forma poética japonesa. Casa-se com Leminski, e com ele integra o grupo musical A Chave. Nesse período compõe a primeira letra de música em parceria com o marido. Inicia carreira na área publicitária em 1975. Com a morte de seu filho, em 1979, organiza em sua homenagem o livro Poemas: Miguel Angelo Leminski, publicado três anos mais tarde. No ano de 1981, traduz para o português o livro de haicai Dz Haiku: Chine-Jo, Chiyo-Ni, Shisei-Jo, Shokyi-Ni e Shofu-Ni. Com o marido, publica o livro Hai Tropicai, em 1985. Nesse mesmo ano, participa das mostras Arte Pau-Brasil e Transcriar - Poemas em Vídeo Texto, na cidade de São Paulo. Em 1987, assume o posto de diretora de criação na Agência Umuarama, e separa-se de Leminski. Muda-se para São Paulo em 1989, e, no ano seguinte, participa do Projeto Poesia em Out-Door, 100 Anos da Av. Paulista. Autora de diversas letras musicais, com composições gravadas por vários intérpretes, lança, em 2005, o CD Paralelas, em parceria com a cantora Alzira Espíndola (1957).

Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural - Literatura Brasileira.

Nenhum comentário: