terça-feira, 12 de outubro de 2010

Poetisa Paranaense é vencedora do 1º Concurso Vinho & Poesia

Unindo o Brasil de Norte a Sul, o 1º Concurso Vinho & Poesia reuniu 70 poesias inscritas por 50 autores. A grande vencedora foi a poesia “Viva o Vinho”, de Vanda Fagundes Queiroz, de Cuiritiba (PR). Também foram premiados outros quatro poemas, sendo eles: “A Magia do Vinho”, de Adair Philippsen (Catuípe – RS), “In Vino Veritas...” (Fernando Antonio de Castro Guedes (Salvador – BA), “Doce Êxtase”, de Wilson Carlos Roberto (Coronel Fabriciano – MG) e “Exaltação ao Vinho”, de Arlene Miranda Pereira de Assis (Maceió – AL).

A divulgação foi realizada durante o Filó Italiano no Hotel Villa Michelon, na presença da comunidade do Vale dos Vinhedos, turistas e imprensa nacional. Promovido pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), em parceria com a Comercial Vinho & Poesia, o concurso integrou a programação do Dia Estadual do Vinho.

As poesias foram analisadas pelo historiador e poeta, Remy Valduga, pelo enólogo Luis Henrique Zanini, além da equipe do site Vinho e Poesia. Segundo Zanini, as poesias por ele analisadas foram bem variadas, muitas nostálgicas remetendo à colonização italiana. Outras ligadas a relacionamento, amor, erotismo e sensualidade. Sem acesso aos autores, ele acredita que devido a delicadeza das produções a maioria deva ser de mulheres devido a linguagem feminina dos textos.

Com a iniciativa, a Aprovale busca valorizar a criatividade e o conhecimento sobre a cultura do vinho. Todos os textos premiados serão publicados nos sites www.vinhoepoesia.com.br e www.diadovinho.com.br.

Serão premiadas as três melhores poesias, julgadas por uma comissão julgadora formada por três membros de reconhecida capacidade intelectual e literária, que poderá conferir Menções Honrosas ou Especiais, sendo eles Remy Valduga, Luiz Henrique Zanini e Luciana Radaelli. Serão analisados os critérios de criatividade, correção linguística, originalidade e relação direta com o tema.

POESIA VENCEDORA

Viva o Vinho
Vanda Fagundes Queiroz (Curitiba – PR)

No antigo Egito, em tumbas imponentes;
na bela Suíça, em velhas palafitas;
paz e riqueza entre os hebreus, benditas,
já, da videira, viam-se sementes.

De longa data, portanto, existentes –
assim nos contam páginas escritas.
Sobreviveram, várias e bonitas...
e oito mil tipos somam, diferentes.

“Vitis vinífera”, do Cáspio veio,
e da alegria fez-se o melhor meio,
regando a vinho este universo inteiro.

Em nossa terra, plena de fartura,
tornou-se a uva fonte de cultura,
tornou-se orgulho o vinho brasileiro.


PREMIAÇÃO

1º lugar: VIVA O VINHO – Vanda Fagundes Queiroz (Curitiba – PR)
Prêmio: 1 caixa de Espumantes (6 garrafas), 1 caixa de Vinhos (6 garrafas), uma refeição com acompanhante e uma diária de hotel com acompanhante, apostila de degustação da V&P e a publicação da poesia nos sites www.diadovinho.com.br e www.vinhoepoesia.com.br.

Nenhum comentário: