quinta-feira, 22 de abril de 2010

II Seminário Cultura, Cidade e Desenvolvimento.

A Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com o Observatório Itaú Cultural e o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais, promove de 3 a 7 de maio o curso de gestão cultural e o seminário sobre financiamento e leis de incentivo, voltados para agentes e gestores atuantes no setor da cultura. Com aulas expositivas e palestras, serão abordados temas como leis de incentivo, políticas culturais e desenvolvimento humano, políticas públicas, produção cultural, sistemas de financiamento e economia da cultura.

Os interessados em participar deverão fazer inscrição prévia mediante preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da Fundação Cultural: www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br . As inscrições são gratuitas e o prazo vai até 27 de abril. Informações: seminário_info@fcc.curitiba.pr.gov.br.

O I Curso Gestão e Financiamento da Cultura e o II Seminário Cultura, Cidade e Desenvolvimento serão realizados no auditório do Cietep (Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico). Os palestrantes são professores, consultores e pesquisadores de políticas culturais, além de representantes de órgãos governamentais. Entre os participantes estão Bernardo Mata-Machado, coordenador de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e Henilton Parente de Menezes, secretário de fomento do MinC, Romulo Avelar (MG), professor e produtor cultural, assessor de planejamento do Grupo Corpo e do Grupo do Beco e Leonardo Brant (SP), consultor e pesquisador de políticas culturais. Presidente da Brant Associados.

Confira a programação:

3 de maio (segunda-feira):

8h30 às 12h - aula expositiva Políticas e gestão culturais: desafios contemporâneos, com Albino Rubim (BA), diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos.

14h às 18h - aula expositiva Políticas e gestão: o desafio da sustentabilidade dos projetos culturais, com Cláudia Leitão (CE), professora do mestrado em políticas públicas da Universidade Estadual do Ceará.

4 de maio (terça-feira)

8h30 às 12h - aula expositiva Cultura e desenvolvimento humano - os desafios para a gestão, com José Marcio Barros (MG), professor da PUC Minas e Universidade Estadual de Minas Gerais, Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural.

14h às 18h - aula expositiva Cultura e enlaces contemporâneos : cultura e desenvolvimento, com Paulo Miguez (BA), professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia - UFBA

5 de maio (quarta-feira)

8h30 às 12h e das 14h às 18h - aula expositiva Produção cultural: relações e processos de trabalho, com Romulo Avelar (MG), professor e produtor cultural, assessor de planejamento do Grupo Corpo e do Grupo do Beco.

6 de maio (quinta-feira)

8h30 às 12h - palestra Financiamento da Cultura - panorama histórico, com Paulo Miguez (BA), professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia - UFBA

14h às 16h30 - palestra Incentivo fiscal à cultura: histórico, mecanismos disponíveis e propostas de mudança, com Fábio Cesnik (SP), advogado, sócio da Cesnik, Quintino e Salinas Advogados.

16h30 às 19h - palestra Cultura entre o Estado e o mercado, com Leonardo Brant (SP), consultor e pesquisador de políticas culturais. Presidente da Brant Associados.

7 de maio (sexta-feira)

8h30 às11h30 - palestra Reflexões sobre o financiamento da cultura, com Bernardo Mata-Machado (DF), coordenador de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura.

11h30 às 12h30 - palestra com Manoel Rangel (RJ), diretor-presidente da Ancine

14h às 15h - palestra O Financiamento à Cultura no Governo Federal, com Henilton Parente de Menezes (DF), secretário de fomento do Ministério da Cultura.

15h às18h - palestra Financiamentos não estatais da atividade cultural, com Enrique Saravia (RJ), professor da Fundação Getúlio Vargas. Coordenador do projeto MinC/FGV de Formação de Gestores Culturais.

Serviço:

Inscrições abertas para o I Curso Gestão e Financiamento da Cultura e II Seminário Cultura, Cidade e Desenvolvimento
Período de Inscrições: de 15 a 27 de abril no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Nenhum comentário: