domingo, 26 de setembro de 2010

Aniversário da Associação Quatá: Um brinde a Cultura Caminhante!

Ao completar seis anos, Guatá realiza diversas atividades culturais

A Associação Guatá está completando seis anos de existência. Formada em 28 de setembro de 2004, a entidade consolidou a sua participação no cenário artístico e cultural de Foz do Iguaçu, por meio de ações e programas que contribuem para ampliar a produção, a circulação e o consumo de produtos e serviços culturais.

Para marcar esta data, a entidade está promovendo diversas atividades, que irão até o final do ano. Todo o acervo da Revista Escrita, publicação de literatura e arte da associação, está sendo digitalizado e poderá ser acessado através do Portal Guatá. Também já está sendo distribuída uma nova coleção de camisetas, colantes, volantes e panfletos literários que fazem parte da “Epidemia de Poesia”, ação que dissemina o texto poético por meio de materiais alternativos.

Ainda no mês de aniversário e com o início da primavera, a Guatá também irá distribuir peças poéticas editadas em papel-semente. Depois de lido o poema, planta-se a sementinha que está prensada no papel, que dará origem a diferentes qualidades de flores.





Os colantes da mais nova série da "epidemia de poesia" traduzem a pluralidade do trabalho da Guatá.


ANIMAÇÃO - A entidade também está organizando a edição regional do Dia Internacional da Animação (DIA), que irá acontecer em outubro, com oficinas, debates e exibição de curta-metragens nacionais e internacionais de animação. O DIA comemora a primeira projeção do chamado “teatro óptico”, em 1892, experiência que resultaria na criação do cinema.

Por último, até dezembro serão três novas exposições percorrendo escolas, comunidades e espaços públicos, de maneira itinerante.

Reunindo colaboradores de diferentes áreas de atuação, como professores, jornalistas, estudantes, profissionais liberais, entre outros, a Guatá tem centralizado o seu trabalho principalmente na popularização da leitura. Para isso, a associação mantém o Portal Guatá e a Revista Escrita, espaços de veiculação de textos literários e de opinião, artes visuais e notícias. Além disso, desenvolve o programa “Tirando de Letra”, dirigido predominantemente a estudantes de escolas públicas do ensino fundamental e médio. Através da utilização de diferentes abordagens e ferramentas, “Tirando de Letra” estimula o hábito e gosto pela leitura e promove a prática da escrita, incentivando todas as formas de expressão humana.

Para o músico iguaçuense Renato Costa, o Fumê, a Guatá cumpre o importante papel de oferecer espaço para a publicação de escritores, artistas visuais e pessoas da comunidade que normalmente não encontram canais de expressão nos meios convencionais.

“Dar voz a quem tem algo a dizer. Divulgar a criatividade de nossos artistas locais. Levar a arte e a cultura entre as pessoas que mais precisam. Este é o trabalho que vejo e acompanho a Guatá desempenhar”, resume Fumê, já teve fotos de sua autoria publicada, além de participar do “Letras & Música”, iniciativa que une música e poesia.

O desempenho da Guatá também é lembrado pela estudante Jéssica Silva, aluna do ensino médio de uma escola situada em uma das regiões mais populares da cidade. A jovem conta que participou de uma etapa do programa “Tirando de Letra”, em seu colégio e desde então passou a olhar a literatura de forma diferente. “Percebi que a poesia, a literatura está por todas as partes, muito próximos da gente. Além disso, a oficina que participei me mostrou que também posso escrever a minha própria literatura”, revela Jéssica.

Ao longo desses seis anos de atividade, a Guatá já publicou materiais de mais de 400 pessoas, residentes em Foz do Iguaçu ou em diversas regiões do país e até mesmo do exterior. Pelas páginas de Escrita ou no Portal Guatá, foram publicados artistas e escritores consagrados, profissionais das artes e da cultura e pessoas que simplesmente pretendiam externar algo de sua própria criação.

Este movimento das letras e das artes rendeu à Associação Guatá o reconhecimento do Ministério da Cultura, que contemplou a entidade com o “Prêmio Pontos de Mídias Livres – 2010”, que identifica e premia ações midialivristas em todo o país. Concorrendo em seleção pública de âmbito nacional, a Guatá foi umas 67 iniciativas brasileiras vencedoras da premiação.

Para o MinC, mídia livre são ações que articulem comunicação e outras áreas do conhecimento, não possuindo financiamento direto e subordinação editorial a empresas de comunicação legalmente constituídas, e que agreguem e priorizem ações colaborativas e participativas, interatividade e atuação em rede na produção e difusão de conteúdos em formato livre através de diferentes suportes como áudio, imagem, texto, vídeo e multimídia.

Clique aqui para ler as versões eletrônicas da revista Escrita, da Guatá.

Fonte: Guatá

Nenhum comentário: