segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CONVITE A UM PASSEIO PELA LAPA - por Valeria Borges da Silveira

Visite a Lapa e se envolva com sua rica e bela historia. Ame essa linda cidade, pergunte a sua história aos funcionários do Centro Histórico.
Ao passear pelas ruas da Lapa, acorde o olhar para a memória e historia do povo.
A SEMUCT incentivou o resgate das apresentações do “Boi da Lapa”, com o Grupo Boi da Lapa, que foi destaque no FERA do ano passado e já se apresentou em algumas cidades do Paraná.
Estamos fazendo um trabalho de formação de platéia tendo espetáculos quase todo final de semana.
Desde o ano passado apresentamos o espetáculo sobre o Cerco da Lapa, no dia 9 de fevereiro, e este ano também no dia das mães, e mais algumas apresentações, intitulado: “Nos Somos a Lapa”. O detalhe interessante, é que além de ser uma visão feminina do Cerco, reúne o Grupo de Teatro da Igreja Batista, o 15 GACAP, o Grupo Animathéa (5 anos de existência e ensaiando espetáculo novo aqui no Theatro), o Grupo Boi da Lapa, o AMALA grupo de Cinema Amador, e pessoas da comunidade que vem voluntariamente participar.
Implantamos o projeto: “Agito Cultural”, onde talentos locais fazem apresentações artísticas, musicais e/ou teatrais, além de “brincadeiras” ofertadas para as crianças.
Em setembro, desde o ano passado, há a “Primavera dos Artistas”, onde são apresentados espetáculos de artistas locais e regionais, há oficinas de artes/pinturas, etc.
Há um cronograma de exposições anual, em média uma por mês, quer seja de artistas plásticos, artesãos, escultores, fotógrafos, gravuristas, etc. Sempre na abertura das exposições há apresentação musical, tais como: Banda Municipal da Lapa, Coral Raiozinho de Sol, Coral Santa Cecília, Músicos da Casa de Musica João Francisco Mariano, entre outros.
Foi resgatado o Carnaval de Rua, com o “Grito de Carnaval”. No ano passado com a presença dos “Bonecos Gigantes” de São Jose dos Pinhais e neste ano com a presença da escola de samba “Mocidade Azul”, de Curitiba.
Foram promovidos diversos eventos culturais desde o ano passado focando as datas comemorativas, tais como: Dia do Cerco da Lapa, Dia das Mães, Dia da Mulher, Dia da Vitória, Aniversario da Lapa (em média uma semana de festividades), Mês das Crianças, Natal de Luz, entre outros.
Quem quiser receber o cronograma de apresentações pode solicitar no Theatro São João - 41-39111000, para incluirmos no cadastro.


***********

DIA DO PATRIMONIO HISTORICO NACIONAL - por Valeria Borges da Silveira

17 de agosto é a data em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico.
Em 1937, foi criado o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade trabalhou por mais de 30 anos, e cuja data do seu nascimento – 17 de Agosto – celebra o Dia do Patrimônio Histórico.
No Brasil, muitas pessoas ainda nem acordaram para o que seja um patrimônio histórico. Outras, no entanto, lutam bravamente para conservar a memória desse país, ainda novo, mas com tantas histórias para contar. E muitas dessas histórias estão refletidas e tatuadas justamente...em seus patrimônios!
Patrimônio Histórico e cultural refere-se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor socialmente significativo, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico. E colaboram para caracterizar uma população, agregando valor e distinguindo-a das demais.
Graças às pessoas - historiadores, estudiosos, apaixonados – que dedicam sua vida à preservação da memória, o Brasil tem hoje muito do que se orgulhar, quando se fala de Patrimônio Histórico.
Descobrir a nossa História nos monumentos, museus e igrejas e ver o Patrimônio Histórico tombado nos leva a valorizar a vida e trabalho dos nossos antepassados. Ancestrais queridos, que de forma heróica, junto aos índios, africanos, europeus e orientais, participaram na construção e desenvolvimento desta fantástica nação onde vivem os Brasileiros.
A música, dança, culinária, escultura, literatura, pintura e tantas outras tradições formataram nossa diversidade cultural, que atravessou séculos e hoje está presente nos saberes adormecidos do DNA de nosso povo. Nossa missão é seguir os ensinamentos de Mário de Andrade. Ele, que escreveu em 1937, o projeto de criação do IPHAN e inspirou o amigo, diretor do Instituto, Rodrigo Melo Franco de Andrade, a dizer: "educação popular é o meio mais eficaz de assegurar a defesa do patrimônio histórico e artístico nacional.
No quesito Patrimônio Histórico, Lapa também tem muito do que se orgulhar. Basta um breve passeio pelo Centro histórico, e qualquer pessoa, conhecedora ou não, poderá se maravilhar com alguns exemplos de patrimônio histórico.
Ao passear pelas ruas da Lapa, olhe em volta, perceba o invisível, aguce os sentidos. Você pode estar diante de uma preciosidade e nem perceber. Há detalhes, nuances, curiosidades, segredos. Há vida por trás das paredes, nas calçadas, janelas, fechaduras.
Nos Patrimônios Históricos está a história das pessoas. É questão de valorizar e aprender a cuidar. Afinal, é o que podemos deixar como legado para as próximas gerações.

Nenhum comentário: