domingo, 19 de setembro de 2010

A MENINA QUE MORAVA NO ARCO-ÍRIS

APRESENTAÇÃO “GRUPO ALMAZEM TEATRO DE BONECOS

O Grupo ALMAZEM TEATRO DE BONECOS surgiu oficialmente em 2002 com o compromisso constante de renovação plástica, pesquisa e aprofundamento da arte do Teatro de Bonecos.
Em 2005, com o espetáculo “O Cirandeiro”, o grupo obteve duas premiações do Prêmio Gralha Azul (maior premiação do teatro paranaense): “Melhor Espetáculo Infantil” e “Melhor Ator”, e ainda foi indicado a duas outras categorias: “Melhor Texto” e “Melhor Espetáculo Infantil”.
O grupo é dirigido por Gil Gabriel (“Melhor Ator” – Prêmio Gralha Azul 2005), um profissional envolvido há mais de vinte anos com o fazer teatral. Excursionou pela Europa, participando de vários festivais de formas animadas em Portugal, Espanha e França.

SINOPSE DO ESPETÁCULO
“A MENINA QUE MORAVA NO ARCO-ÍRIS” é um espetáculo de teatro de bonecos, que prioriza a qualidade estética, o efeito sonoro (trilha sonora original), o conteúdo lúdico, as mensagens de preservação da vida humana e do meio ambiente, e o viés que se fundamenta no respeito entre os seres humanos.
“A MENINA QUE MORAVA NO ARCO-ÍRIS”, da poetisa paranaense Adélia Maria Woellner, membro da Academia Paranaense de Letras, é um texto desafiador que consegue tecer uma conexão entre o real e o imaginário, de excelente conteúdo lúdico, de inquestionável beleza plástica, propício para a montagem de um espetáculo de teatro de bonecos para crianças.
“... Adélia Maria é, por todos os títulos e com todos os méritos, herdeira do ouro poético da grande e inesquecível Helena Kolody. Penso, ou melhor, estou profundamente convencido de que a fraterna amizade que durante muitos anos ligou Helena Kolody e Adélia Maria Woellner por laços indissolúveis, acabou por projetar-se, de modo cristalino e insofismável, nas respectivas obras.” (João Manuel Simões – da Academia Paranaense de Letras).
A obra traz uma proposta onírica, onde a protagonista Fêri-Fêri é uma menina muito imaginativa, que cria metáforas a partir dos problemas vividos pelo planeta Terra. Em seus sonhos, a menina construiu a casa ideal, feita de nuvens para que ela pudesse se deslocar para todos os lugares que quisesse, e assim viajou muito pelo espaço, até que certo dia quis pousar, então o Arco-Íris lhe ofereceu aconchego, proteção e toda a formosura das suas cores.
Certo dia Fêri-Fêri percebeu que a Terra não estava muito bem. Lá de cima prestou mais atenção e percebeu a tristeza e a preocupação das pessoas que vivem aqui. Viu muita violência, desatenção com a natureza e sobretudo muitas explosões. Sentiu que cada explosão machucava a Terra. Decidiu ajudar. Pegou um longo fio brilhante, uma enorme agulha de ouro, colocou-os dentro da sua bolsinha mágica, chamou seu professor e ambos viajaram para cá com a missão de ajudar. Quando chegou, encontrou o ser humano perdido na sua própria confusão, contudo viu que as crianças, futuro da Terra, queriam ajudar. E assim, Feri-Fêri pode colocar em prática um plano de transformação.
A encenação mistura várias técnicas de manipulação: vara, manipulação direta, luva e máscaras. Também possui várias cenas de Black out (escuro total) para enfatizar os efeitos produzidos com a utilização da luz negra.

Tempo de Duração: 45 minutos
FAIXA ETÁRIA RECOMENDADA: A partir dos 4 anos de idade
FICHA TÉCNICA: Autora: Adélia Maria Woellner
Texto, Direção e Criação dos Bonecos: Gil Gabriel
Assistente de Direção: Dnize Castro
Elenco: Fabiano Silva, Gustavo Iaguszeski, Sérgio Ramos
Confecção dos Bonecos: Gil Gabriel
Auxiliares de Confecção: Felipe Pacheco, Tarcísio Alencar e Bruno Correa
Produção Cultural: Dnize Castro
Cenografia: Almazem Teatro de Bonecos
Cenotécnico: Edson Naindorf
Iluminação: Luiz Nobre (Carioca)
Figurinos: Claudio Miiler
Adereços: Gil Gabriel
Costureira: Zenaide Alves da Silva
Pintura dos Bonecos: Denise Karine Cordeiro
Trilha Sonora Original e Arranjos: João Caserta
Música "Ferir Voraz": João Gilberto Tatára
Composição Musical "TEMA FÊRI-FÊRI", "PLANETA TERRA" E "BOA TERRA": Gil Gabriel.
Vozes: Victória Mauy, Letícia Massaro, Dnize Castro, Gil Gabriel, Debora Mari, João Gabriel Massaro, Igor Tadashi Ando, Tarcísio Alencar e Gustavo Iaguszeski.
Cantores: Vanessa Marcelino, Jordana Soletti, Gil Gabriel, Tarcísio Alencar, Debora Mari e João Caserta.
Desenhos: Fabiano Carlos da Silva
Desenhos em Grafite: Cristiano Ysto
Designer Gráfico: Pedro Kobachuk
Ilustrações: Heliana Grudzien

SERVIÇO:
Local das Apresentações:
TEATRO GUAIRINHA
Datas das Apresentações:
10/09/10, 11/09/10 E 12/09/10
16/09/10, 17/09/10, 18/09/10 E 19/09/10
24/09/10, 25/09/10 E 26/09/10
Horários:
Sextas-Feiras – 10:00 e 14:30 (para escolas)
Sábados e Domingos – 16:00 (público em geral)
Ingressos:
R$ 10,00 – inteiro
R$ 5,00 – meia (convênios, classe, estudantes, portadores de deficiência e terceira idade)

Nenhum comentário: