terça-feira, 28 de setembro de 2010

Em Destaque: Chloris Casagrande Justen

CHLORIS CASAGRANDE JUSTEN, filha de José D. Casagrande e Isaura Raymundo Casagrande, é viúva do Desembargador Marçal Justen, de cujo casamento teve três filhos a saber: Chloris Justen de Oliveira; Liana Márcia Justen e Marçal Justen Filho, sendo avó de nove netos e de quatro bisnetos. Paranaense de Curitiba, Chloris Casagrande Justen é Pedagoga( formou-se na Faculdade de Ciências e Letras Tuiuti), com diversos cursos de Especialização e Aperfeiçoamento, inclusive no Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano, em Philadelphia, nos Estados Unidos. É aposentada do Sistema Estadual de Ensino, como Professora de Segundo Grau e Administradora Escolar.
Lecionou no ensino Primário, Secundário e Superior, ocupou inúmeros cargos administrativos na Educação, foi Diretora Geral do Instituto de Educação do Paraná, Presidente do Conselho do Magistério e Conselheira e Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação, por dois mandatos, sendo de sua autoria variada e farta legislação educacional, ainda em vigência no Sistema de Ensino do Paraná.
Mesmo aposentada, nunca se afastou do trabalho educacional, participando como educadora, em vários campos da atividade, sendo convidada para integrar projetos e grupos de trabalho, mantendo-se , até o presente, em permanente ação no processo educacional dos municípios e do Estado, bem como na comunidade cultural.
Convidada para Consultora de Educação no Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência, foi pioneira no processo de implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente, tendo, além de publicações e obras sobre o assunto, prestando consultoria em Secretarias dos Municípios e do Estado e assessorou Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares, ministrando cursos e palestras na maioria dos municípios paranaenses e em vários estados do Brasil e, a convite do UNICEFE, em Recife, Belo Horizonte e Roraima.
Sócia proprietária da Magister Consultoria, foi, a convite da Secretária da Educação, Consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento, na Secretaria Estadual de Educação, para assuntos de legislação educacional e administração escolar, durante os anos de 1999 e 2000. Conferencista, participa de seminários e congressos sobre Direitos Humanos, Ética, Educação, Administração Escolar e Formação da Cidadania em Universidades, Instituições Educacionais e Sociais.
É membro da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente, da OAB/PR e da Associação de Magistrados e Promotores da Justiça da Família, da Infância e da Juventude do Estado do Paraná, participando de seminários, estudos e pronunciamentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e a sua interface com os princípios e práticas educacionais na família e na comunidade, continuando as ações que realiza no projeto "Liberdade Assistida", no Convênio Centro Brasileiro para a Infância e a Adolescência e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. É membro fundadora e participante do Movimento Pró-Paraná, da Assembléia Legislativa/PR. É Conselheira do Conselho Estadual da Mulher, do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, do Conselho Deliberativo da Fundação de Ação Social - Instituto Pró Cidadania - FAS e do Conselho de Pensionistas da Associação dos Magistrados-PR.
Pertence ao Soroptimist International the of Americas, tendo ocupado vários cargos de relevo no Soroptimismo International da América do Sul, como Coordenadora Geral de Educação, quando organizou e dirigiu o I Simpósio Internacional de Alfabetização e Cidadania, integrando no Brasil todos os países sul americanos. Foi coordenadora da Exposição Internacional realizada no Brasil e em Portugal "Ciranda de Dois Mundos - Crianças pintoras unindo Brasil Portugal". Atualmente é Coordenadora Geral de Programas e Governadora Eleita do SI Internacional e deverá assumir cargo de Governadora da Região Brasil em 2002.
É presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura e responsável pela construção e instalação da nova sede, inaugurada em 7 de junho de 2001, resultante da troca de seu terreno por área construída no mesmo local, tendo a propriedade triplicado o seu valor patrimonial, ao mesmo tempo em que deu início a uma nova proposta cultural, com o fim de modernizar a instituição.
Escritora e poetisa, com livros, ensaios e artigos publicados, pertence à Academia Paranaense de Letras do Paraná, à Academia de Letras José de Alencar e à Academia de Cultura de Curitiba.
É integrante do Instituto Histórico do Paraná, do Centro de Letras do Paraná e de várias instituições culturais e sociais, sendo Vice- Governadora do Elos Clube - Região Paraná e Santa Catarina.
É autora do livro didático " O Estatuto da Criança e do Adolescente e a Instituição Escolar", para professores de primeiro e segundo graus, com 17.000 exemplares distribuídos e trabalhados nos Sistema Estadual de Ensino do Paraná. Escreveu "Jogo de Luz", poesias; "Conversando sobre Soroptimismo", crônicas; coordenou e foi redatora dos livros de crônicas - "Mulheres Escrevem", das Centristas do Centro Paranaense Feminino de Cultura; "Com Justiça e com Afeto I e II", das Mulheres da Magistratura Paranaense; o "Soroptimismo em Minha Vida", das Soroptimistas dos três clubes de Curitiba. Redigiu e publicou inúmeros artigos e ensaios sobre assuntos educacionais, sociais e literários em jornais e revistas da Capital e do Estado do Paraná, além da Revista da Academia Paranaense de Letras.
Recebeu destacadas honrarias, entre as quais o troféu "O Pensador" e as Comendas da "Honorífica Ordem da Cultura" e da "Aproximação Cultural dos Povos da América Latina" da Academia de Cultura de Curitiba; o título de "Soroptimista Emérita", do SI Curitiba Batel; "Talento do Paraná" - Julie-Burque; "Troféu Imprensa - Os Melhores do Paraná"; a Comenda "Medalha XV de Novembro" - Soc. Nac. Mérito Cívico; o título "Vulto Emérito de Curitiba", "Cultura e Divulgação" e Votos de Louvor, da Prefeitura Municipal de Curitiba, bem como, a Medalha Fernando Amaro 2001.

A poesia de Chloris:

CAMINHOS DE PEDRA

Sofro uma dor lancinante
ao ver caminhos de pedra,
sem cascata, só de urzes,
sem ilusões, só miséria.

Carrego, como um pecado,
esta certeza implacável:
Sou como a onda do mar
no conjunto das marés.
DO LIVRO JOGO DE LUZ

*

Canções de Ninar
Para minha mãe

Solene copada
De sombra gigante.

Raízes seguras
Fincadas no chão.

A fronde altaneira
Vestindo a paisagem.

Na aurora, o arco
O rumo, o norte.

Nas lutas, a flecha,
A energia da prece.

Na brisa, ao luar
Canções de ninar.

OBRAS

1. O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR
2. JOGO DE LUZ (Poesias)
3. MULHERES ESCREVEM (Coletânea de textos das escritoras centristas)
4. COM JUSTIÇA E COM AFETO (Vol.I e II – Coletânea de textos)
5. O DIREITO DE SER MULHER

Nenhum comentário: