sexta-feira, 1 de maio de 2009

Quarto Paranaense a ocupar Cadeira de Imortal na Academia de Letras do Brasil

José Feldman, escritor, poeta, trovador e gestor cultural, da cidade de Ubiratã (Noroeste do Paraná), será empossado como Escritor Imortal na Solenidade de Posse de cadeira da Academia de Letras do Brasil em Piracicaba/SP, em agosto deste ano. Será o quarto representante do Paraná nesta entidade. Os outros são Dartagnan Pinto Guedes, Ms. (Londrina), Jorge José Matievicz, Ph.I. (Cascavel), Orly Buchi, da UFPR (Curitiba).

José Feldman (1954)

Assim como o sol desponta a cada manhã em todo o seu esplendor, e o mundo não pode apreciar este espetáculo, pois ainda está dormindo, eu desperto para a vida diante de sua majestade, e agradeço a Deus por cada novo dia”.

Nasceu na cidade de São Paulo, no dia 27 de setembro de 1954. Começou a dar maior ênfase também à literatura, ao fazer, na Casa Mário de Andrade (Oficina da Palavra) o curso de Poesia Viva, com a poetisa Eunice Arruda, curso de literatura com Mario Amato, Ficção Cientifica na literatura e no cinema com o escritor de renome internacional, André G. Carneiro, além da Oficina de Trovas com Izo Goldman.
Foi membro da Casa do Poeta Lampião de Gaz (São Paulo). Com as trovas, obteve pela primeira vez uma menção honrosa no Concurso de Santa Cruz do Sul (RS). Casou-se em 1995, com a poetisa, escritora e dramaturga paranaense Alba Krishna Topan. Fixou-se definitivamente em Ubiratã (cidade do Noroeste Paranaense). Em 2001 foi eleito vice presidente da diretoria provisória, da Associação dos Literatos de Ubiratã (ALIUBI), tendo contato com poetas da região. Convidado para ser representante da Delegacia de Ubiratã, pela União Brasileira de Trovadores do Paraná, auxiliou na elaboração do Boletim Paraná em Trovas com a presidente da UBT Paraná, Vânia Ennes, o secretário Nei Garcez e o grande trovador maringaense A. A. de Assis. Participou de concursos de contos em Portugal e França, sem sucesso. Percebendo o pouco acesso das pessoas à literatura, e mesmo o baixo nível de leitura, começou a ler muito e se dedicar a literatura, criando deste modo um boletim, de nome Singrando Horizontes, que era feito principalmente em dados obtidos na internet e revistas, que abrangia tudo de literatura (contos, crônicas, artigos, biografias, poesias, curiosidades da língua, noticias do mundo, estudos de livros, etc.), e começou a distribuir por e-mail para inicialmente amigos, trovadores e associações, e alguns impressos para pessoas de baixa renda, que não dispunham de computadores. Com o tempo foi descobrindo novos endereços e distribuiu em escolas, universidades, academias do Brasil Inteiro, além de Estados Unidos, Argentina, Colômbia e Portugal. O Boletim foi indicado para ser inserido nos anais da Casa Legislativa Maçônica. Pela enorme quantidade de conteúdo literário considerou muito pequeno o boletim, que contava com cerca de 100 paginas. Criou o Blog Pavilhão Literário Cultural Singrando Horizontes, que pode ser acessado através do endereço: (
http://singrandohorizontes.blogspot.com/) seguindo os mesmos moldes do boletim, com muito mais conteúdo, postados diariamente, iniciado ao final de dezembro de 2007. Com isto, começou a ficar mais conhecido devido a sua divulgação dos escritores, sendo convidado no mês de junho de 2008 a efetuar uma palestra na Academia de Letras de Maringá, onde discursou sobre o Panorama da Literatura no Brasil. Muitos escritores começaram a enviar seus textos e livros para apreciação crítica. Em novembro de 2008, a convite do escritor Sorocabano Douglas Lara, passou a ser membro da ONE (Ordem Nacional dos Escritores), recebendo o medalhão das mãos do presidente da ONE, José Verdasca, em 19 de dezembro de 2008, no Gabinete de Leitura, em Sorocaba.
Em março de 2009, foi convidado para ocupar a Cadeira Vitalícia da Academia de Letras do Brasil, pelo seu presidente, o Dr. Mario Carabajal, devendo tomar posse na Câmara dos Vereadores de Piracicaba/SP, em agosto deste ano.

Nenhum comentário: