terça-feira, 27 de outubro de 2009

Todos os caminhos levam ao Congresso Brasileiro de Poesia.

Toda pessoa sempre é marca das lições diárias de outras tantas pessoas”. Caminhos do Coração de Gonzaguinha.

Não é novidade que a cidade de Bento Gonçalves – RS no mês de outubro vive anualmente dias de intensa celebração cultural ao receber mais de uma centena de poetas que levam à população um panorama diversificado da literatura nacional e estrangeira.

É sabido por todos que os saberes difundem-se de mãos em mãos, transformam e transmitem felicidade, já dizia Cora Coralina: “Feliz aquele que transmite o saber e aprende o que ensina.”.

Quem conhece Ademir Antonio Bacca, sabe que a transmissão dos saberes através das mais diferentes manifestações artísticas e do fazer poético é a sua luta. Uma obstinada luta objetivando consolidar o crescimento cultural da comunidade.

Para tanto, inovou em 2009. Além dos já tradicionais projetos (Encontro Latino-Americano de Casas de Poetas, Mostra Internacional de Poesia Visual, Projeto Poetas na Escola, Poesia na Vidraça, Recreação Infantil, Tapetes de Poesia, Pitangueira Poética e Poesia Virtual), em parceria com o SESC-RS integrou à programação da Décima Sétima edição do Congresso Brasileiro de Poesia, a Jornada de Estudos da Poesia, levando à Serra Gaúcha além de poetas estrangeiros e dos mais diversos Estados brasileiro, nomes de peso no cenário literário gaúcho.

Todavia, promover a literatura, o fazer poético, enfim a cultura de forma a despertar o interesse à criação intelectual e artística em dada sociedade é tarefa árdua. Implica indubitavelmente numa série de preocupações: quer com o financiamento econômico, quer com a qualidade do produto oferecido, quer com a circulação do conhecimento, quer com os embates intelectuais e suas angústias diante das disputas do mundo intelectual.

Lidar com homens, egos e literatura, repita-se é caminho íngreme, mas recompensador. Eis que “toda pessoa sempre é marca das lições diárias de outras tantas pessoas”. Tal qual retratado na canção Caminhos do Coração de Gonzaguinha. A recompensa está no coração e no olhar embevecido de cada criança, de cada adolescente, de cada idoso. Está no gesto, na expressão corporal de cada artista (seja poeta, músico, mímico, contador de histórias e/ou professor) que leva anualmente a Serra Gaúcha a sua arte. Ainda que nem todas as sementes floresçam, que nem todos os caminhos sigam o planejado. Valeu a poesia tecida sem receio.

Obrigada Bacca!

Andréa Motta

4 comentários:

Ricardo Mainieri disse...

Sinto-me feliz de ter participado um pouco de tudo isso.
A semente, mesmo em terreno adverso, dá frutos.
Bacca teve a necessária paciência e perseverança para esperar o amadurecimento do Projeto.

Beijo.

Ricardo Mainieri

Chris Herrmann disse...

Querida Andrea,

parabéns pela cobertura, adorei!

E que saudades de estar presente e participando deste evento cultural especialíssimo!

Parabéns a todos os artistas que participaram este ano (e dos que passaram) deste maravilhoso evento e, principalmente, ao Bacca por mais de uma grandiosa realização.

Beijos,
Chris

Anônimo disse...

Andréa, palavras precisas e doces. Andréa, voo delicioso é ler você. Andréa, Andréa, quão tua alma é bela. Parabéns! Adorei...
Eliane Martins.

francesco disse...

esse congresso é maravilhoso!