sexta-feira, 12 de março de 2010

O Amargo Santo da Purificação

Espetáculo do Programa BR de Cultura na Praça Rui Barbosa e no Zoológico de Curitiba

O espetáculo “O Amargo Santo da Purificação – Uma Visão Alegórica e Barroca da Vida, Paixão e Morte do Revolucionário Carlos Marighella”, criação coletiva da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre/RS) para Teatro de Rua, tem duas apresentações agendadas em Curitiba. Nesta sexta-feira (12), às 16h, tem como palco a Praça Rui Barbosa e, às 15h de domingo (14), é atração no Zoológico da cidade. A montagem conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e tem entrada franca.

Antecedendo a atração, que tem o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, estão programados os seguintes encontros, na quinta-feira (11): às 10h, na Ciasenhas de Teatro (Rua São Francisco, 35), a palestra “Ói Nóis Aqui Traveiz – 30 anos: O Teatro de Rua no Brasil”; e, às 18h, uma mesa-redonda sobre o tema “O Amargo Santo da Purificação: Carlos Marighella, Política e Repressão”, no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280). Participam do debate a professora Judite Barbosa Trindade, do Departamento de História da UFPR; a jornalista e escritora Silvia Calciolari, mestre em Sociologia das Organizações; e Narciso Pires, presidente do Tortura Nunca Mais. A mediação estará a cargo de Walter Lima Torres, professor de Estudos Teatrais da UFPR.

Para finalizar, às 17h de sábado (13), o workshop “Teatro de Rua – Uma Vivência com a Tribo”, na FAP – Faculdade de Artes do Paraná (Rua dos Funcionários, 1.357).
Todas as atividades têm entrada franca.

O projeto do grupo gaúcho foi selecionado pelo Programa BR de Cultura 2009/2010 e atingirá 12 cidades: Florianópolis, Blumenau, Joinville, Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, Uberlândia, Belo Horizonte e Ipatinga. Para esse novo trabalho de pesquisa de teatro de rua, o grupo escolheu a história do revolucionário brasileiro Carlos Marighella, que viveu e morreu durante períodos críticos da história contemporânea do nosso país, sendo protagonista na luta contra as ditaduras do Estado Novo e do Regime Militar.

A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz surgiu em 1978, com uma proposta centrada no contato direto entre atores e espectadores, transcendendo a clássica divisão palco/plateia. O grupo desenvolve um trabalho contínuo de pesquisa em relação à linguagem cênica e ao processo criativo do ator. A história da Tribo sempre se pautou pela afirmação da diferença, da independência em relação ao mercado e às estruturas de poder, com encenações caracterizadas pela ousadia e liberdade criativa.

As três principais vertentes da produção da Tribo são o Teatro de Rua, nascido das manifestações políticas, com linguagem popular e intervenção direta no cotidiano da cidade; o Teatro de Vivência, no sentido de experiência partilhada, na qual o espectador torna-se participante da cena; e o trabalho artístico e pedagógico, desenvolvido junto a comunidade local.

O grupo exibe vários espetáculos importantes premiados pela crítica, entre eles “Aos Que Virão Depois de Nós Kassandra In Process”, “A Missão Lembrança de Uma Revolução”, “A Saga de Canudos”, “A Exceção e a Regra”, e “Antígona Ritos de Paixão e Morte”.

Serviço:
Projeto “O Amargo Santo da Purificação – Uma Visão Alegórica e Barroca da Vida, Paixão e Morte do Revolucionário Carlos Marighella”, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre/RS) para Teatro de Rua, com patrocínio da Petrobras.

Apresentações da montagem: sexta-feira (12), às 16h, na Praça Rui Barbosa e, às 15h de domingo (14), no Zoológico de Curitiba.

Palestra “Ói Nóis Aqui Traveiz – 30 anos: O Teatro de Rua no Brasil”, às 10h de quinta-feira (11), na Ciasenhas de Teatro (Rua São Francisco, 35)

Mesa-redonda sobre o tema “O Amargo Santo da Purificação: Carlos Marighella, Política e Repressão”, às 18h de quinta-feira (11), no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280)

Workshop “Teatro de Rua – Uma Vivência com a Tribo”, às 17h de sábado (13), na FAP – Faculdade de Artes do Paraná (Rua dos Funcionários, 1.357)

Informações: Espetáculo “O Amargo Santo da Purificação – Uma Visão Alegórica e Barroca da Vida, Paixão e Morte do Revolucionário Carlos Marighella”: Clélio Cardoso – (51) 9378-0380
Palestra e mesa-redonda: Walter Lima Torres: (41) 9162-3845

Nenhum comentário: