sexta-feira, 12 de março de 2010

Serra Acima Serra Abaixo: o Paraná de trás pra frente - Lançamento.

Dante Mendonça lança livro com histórias do Paraná

“Serra Acima Serra Abaixo: o Paraná de trás pra frente” é o novo livro de Dante Mendonça. Cartunista, jornalista e escritor, neotrentino radicado em Curitiba desde 1970, Dante de certa forma continua e amplia seu último livro, “Curitiba, Melhores Defeitos, Piores Qualidades”. Naquele, a capital era o tema. Neste, desfilam história, ficção, curiosidades, “causos” e aspectos pitorescos das cidades do Paraná, o “Brasil Diferente” de Wilson Martins.

Serra Acima é o planalto, Serra Abaixo é o litoral. Serra Acima estão, por exemplo, os Campos Gerais, com seu dicionário específico. Ou o leitor dele se serve antes de viajar para a região ou ficará muito complicado entender o que as pessoas querem dizer, em sua fala sincopada. É uma mistura de sotaque leitE quentE com termos campeiros, de sílabas e letras às vezes engolidas.

Serra Abaixo está o mar. Mas também está o berço do barreado, um prato de substância, talvez da beira do Atlântico, talvez de margens mais fluviais. Uma origem, pois, controvertida. Onde foi mesmo, de verdade, que nasceu esta mistura de carne e temperos que cozinha em fogo lento, por mais de um dia inteiro, na panela de pressão primitiva, barreada com “cola” de farinha, cinza e água? Antonina, Morretes, Paranaguá? A resposta exigiu um Simpósio do Barreado, de debates temperados pelo espírito de notáveis daqui e de alhures, de ontem e de hoje. Em debate que tem camerlengo pra garantir a lisura dos trabalhos, as falas às vezes são destemperadas, mas tudo termina em paz.

O livro, temperado pelo humor de Dante, tem ilustrações de Benett e capa desenhada por Solda. Um trio que estará unido no dia do lançamento, dia 13 de março, a partir das 11h, no Restaurante do Passeio Público, em Curitiba. Vai ter a feijoada tradicional e um barreado orientado pelo marumbinista Paulo Henrique Schmidlin, o Vitamina. A hora do almoço terá animação da Filarmônica de Antonina. Enfim, será um sábado Serra Acima, com música de Serra Abaixo e ,se Deus quiser, o sol também.

Serviço:
Lançamento do livro “Serra Acima Serra Abaixo: o Paraná de trás pra frente” (Editora Bernúncia, 551 páginas, R$ 50,00).
Local: Restaurante do Passeio Público
Data e horário: 13 de março de 2010 (sábado), às 11h, com barreado no cardápio e show da Filarmônica Antoninense (das 12 às 13 horas).

Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte:
Fundação Cultural de Curitiba

Nenhum comentário: