terça-feira, 23 de novembro de 2010

70 ANOS DA BIBLIOTECA “SCHARFFENBERG DE QUADROS “

A Bilioteca Pública Municipal Scharffenbrg de Quadros, São José dos Pinhais, completou no ultimo dia 10 de novembro 2010, setenta anos. Ao longo desse tempo de funcionamento, o local construiu um acervo de mais de 75 mil livros, 12 títulos de revistas periódicas e 5 de jornais diários. Atualmente, 40 mil pessoas possuem cadastro no local, que tem uma freqüência diária de cerca de 400 usuários e 1.500 livros emprestados por mês.

Para comemorar o aniversário, a Secretaria da Cultura organizoiu o café com poesia no Museu Atílio Rocco, e às 19h30 a premiação do Concurso de Linguagens Culturais na Câmara Municipal de São José. No evento, os três primeiros lugares de cada categoria - Prêmio de Fotografia Sebastião Côrtes e Prêmio de Literatura Leopoldo Scherner – foram condecorados com troféus e premiações em dinheiro.

Veja abaixo album de fotografias do Café com Poesia, que contou com a participação da comunidade local e diversos membros titulares e associados da Academia Paranaense da Poesia. Na oportunidade a Professora Roza de Oliveira, presenteou a Biblioteca com um belissimo soneto, leia-o abaixo.

SONETO AOS 70 ANOS DA BIBLIOTECA “SCHARFFENBERG DE QUADROS “
Roza de Oliveira

Biblioteca aniversariante!
Setenta anos a comemorar...
“Scharffenberg de Quadros” - ser vibrante
capaz de muitas vidas turbinar.

Ler é crescer, ver novos horizontes
na visão que outro ser vem nos passar!
Os livros são como infinitas pontes
capazes de energias congregar.

Somente o livro faz com que o casulo
da mente humana, com dom de voar,
se transforme em sublime borboleta

que, muito além do gesto incauto e chulo
alto voa no sonho de alcançar
o que há de belo e bom neste planeta.

Clique sobre a imagem para visualizar as fotografias.
====

Fechando as comemorações de aniversário, foi efetuada a entrega das premiações do Concurso de Linguagens. Saiba tudo sobre as comemorações e o resultado do Concurso :

"Este é um evento muito significativo para a cultura da nossa cidade. Gostaríamos de dedicar essa premiação a figuras que ajudam a construir a história do nosso município através da sua arte", afirmou a secretária de Cultura, Elisete Farias.
Apresentações musicais, leituras dramáticas, exibição de vídeos e premiação de artistas marcaram o encerramento das comemorações dos 70 anos da Biblioteca Pública Municipal Scharffernberg de Quadros. Em evento na noite de quarta-feira (10), na Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais, a Secretaria da Cultura realizou a Premiação do Concurso de Linguagens Culturais nas categorias Sebastião Souza Côrtes, para fotografia, e Leopoldo Scherner, para literatura. A premiação contou com 144 inscritos e foi realizada pelo segundo ano com o objetivo de incentivar e divulgar a cultura local.
Neste ano, o tema do concurso foi "Planeta Futebol". Segundo a Luciméri Nogueira, bibliotecária-chefe da Scharffenberg de Quadros, a escolha do assunto foi devido à Copa do Mundo ter acontecido neste ano. "Futebol é arte, é paixão, poesia, prosa, cultura", complementou Elisete
Na categoria Sebastião Souza Côrtes, de fotografia, 48 pessoas concorreram e na categoria Leopoldo Schrner, de literatura, 96 pessoas, divididas em 13 para conto, 30 para crônica e 53 para poesia.
Marcos Mendes Gasperoni é professor de língua portuguesa e foi um dos jurados da categoria literária. Segundo ele, o nível dos competidores foi bastante alto. "Ficamos até surpresos. Foi difícil chegarmos a um consenso porque tinham muitos trabalhos que mereciam ser premiados", disse.
Em cada categoria três participantes foram premiados com troféus e os dois primeiros lugares ainda com R$ 500 e R$ 1 mil. Além disso, todos os ganhadores terão seus trabalhos publicados em um livro intitulado de "Planeta Futebol", organizado pela Secretaria da Cultura, com lançamento previsto para 2011
Dalton Luiz Gandin participou pela primeira vez do concurso e foi condecorado com o 1º lugar na categoria poesia. "Achei maravilhoso, muito bom. É um incentivo à literatura", opinou. Da mesma maneira, Fábio Furtado, que ficou em 2º lugar na categoria conto. "Já participei ano passado do Concurso de Linguagens Culturais e neste ano enviei trabalhos para duas categorias. Acho legal esse incentivo e acredito que ele deveria ser expandido para nível estadual", falou.
Paulino Siqueira Côrtes é filho de Sebatião Côrtes, artista que dá nome à categoria de fotografia da premiação, e esteve presente no evento. Segundo ele, que acompanha o concurso desde o primeiro ano, é interessante acompanhar a evolução dos inscritos e o surgimento de talentos. "Ano a ano a tendência é melhorar a qualidade dos trabalhos. Estamos vendo talentos virem à tona".

Confira os vencedores:

Prêmio Sebastião Souza Côrtes – Fotografia
1º lugar – Erick de Lara e Almeida com o trabalho "Capoeira"
2º lugar – André Luiz Rodrigues com o trabalho "Alívio"
3º lugar – Rogério Jorge Hoepers com o trabalho "Harmonia entre a magia e a alegria"

Prêmio Leopoldo Scherner – Literatura

Categoria Conto
1º lugar – Christiano Ferreira Nunes com o trabalho "João Carlos, o Joca"
2º lugar – Fábio Furtado com o trabalho "Sonho um conto ou conto um sonho"
3º lugar – Darlan da Silva com o trabalho "Um Dia de Minha Vida"

Categoria Crônica
1º lugar – Ruth Aparecida Maoski com o trabalho "A magia da copa do mundo no planeta futebol"
2º lugar – Getúlio Teixeira Guerra Filho com o trabalho "Futebola"
3º lugar – Nádila Maria Rocha da Fonseca com o trabalho "Uma vez jogador, sempre jogador"

Categoria Poesia
1º lugar – Dalton Luiz Gandin com o trabalho "Futebol"
2º lugar – Emerson Martins de Souza com o trabalho "Nostalgia"
3º lugar – Letícia Regina com o trabalho "Palco onde todos são iguais

Nenhum comentário: