quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Centro de Letras do Paraná - Eventos Novembro de 2010

A NOSSA BIBLIOTECA E A GENEROSIDADE DE NOSSOS ASSOCIADOS

O Centro de Letras do Paraná é uma entidade cultural afortunada.
Instalado em sede própria, construída e doada pelo governo do saudoso Bento Munhoz da Rocha Netto, na década de cinqüenta, abriga mais de trezentos associados e dá guarida a outras instituições.

Conta com uma alentada biblioteca, com mais de vinte mil títulos, a maioria de autores paranaenses ou aqui residentes.

O seu acervo é invejável, indo de perto de duzentos e cinqüenta obras raras, datadas de séculos passados, enumeradas nas edições de números 53 e 54, de nossa “Revista”, com ênfase as mais antigas, como “Abrége de l’anatomie du corps humain”, de M. de Verdier (1756), “Dicionário Portuguez e Latino”, de Pedro José da Fonseca (1791) e “Lês Trois régnes de La nature”, de Jacques Delille (1808), até periódicos de renomados paranaenses, como “Joaquim”, lançado em 1946, sob a direção de Dalton Trevisan, nosso confrade e “O Sapo”, desde 1891, afora a “Revista Brasileira”, de 1881.

Daí, porque, devotamos um cuidado todo especial ao espaço ocupado por tais relíquias, bastando afirmar que é nosso projeto, alimentando há algum tempo, construir mais um pavimento no Edifício Euclides Bandeira, que nos abriga, para ali instalarmos, mais condignamente, a mesma biblioteca.

Por outro lado, o acervo é sempre acrescido com doação, que mais o enriquecem e, quando partidas de confrades e confreiras, são aumentadas de muitos exemplares para constituírem recursos destinados ao próprio Cenáculo.

O mais recente exemplo de tal magnanimidade e que enseja ser louvado e exaltado, é do dileto confrade Francisco José Sinke Pimpão, que, tendo lançado, em um de nossos eventos, a sua mais recente produção literária, “O Dia Em Que a Muiratã Virou Gente” ofertou 100 (cem) fascículos, que destinamos aos interessados a boa leitura, ao valor de R$20,00 (vinte reais), quando as livrarias vendem por R$38,00 (trinta e oito reais), certo que a renda reforçará as combalidas finanças de nosso Sodalício.

Daí o apelo que formulamos aos nossos caríssimos associados: ajudem-nos a melhorar a nossa biblioteca e, outrossim, tornar mais confortável aquela que, carinhosamente, chamamos de “A Segunda Casa de Todos Nós”!


PROGRAMAÇÃO – NOVEMBRO/2010


DIA 02: FERIADO

DIA 09
17 HORAS
: Palestra da Professora Salete Chiamulera.TEMA: “200 Anos de Schumann e Chopin”.

DIA 16
17 HORAS
: Terça da Poesia.A cargo da Academia Paranaense da Poesia.

DIA 23
17 HORAS: “Palestra Motivacional”. Pela Professora Norma de Assunção.

DIA 30
Publicação de Edital de Convocação da Assembléia Geral Ordinária para o dia 14 de dezembro, às 17 horas, para apreciação do relatório social e financeiro do exercício de 2010, investidura dos novos associados e comemoração da data da Instalação da Província do Paraná, tudo na forma do disposto no artigo 17, letra b, do estatuto.
Obs: Esperamos a indicação de novos associados, até o dia 30/11.

16 HORAS:Reunião da Diretoria para aprovação de Novos Associados.
17 HORAS:Exposição da Professora Nara Salamunes.Sobre: “Educação – a melhoria de resultados a curto prazo é possível”.

LUÍS RENATO PEDROSO
PRESIDENTE.

Nenhum comentário: