quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Balé Teatro Guaíra abre programação de Natal em Foz do Iguaçu

A partir desta quinta-feira (25/11), Foz do Iguaçu terá uma programação cultural diária e gratuita para celebrar as festas de fim de ano, com a abertura oficial do Natal das Cataratas, a partir das 20h, na Praça do Mitre. O evento terá a apresentação da peça A Lenda das Cataratas, encenada pelo Balé do Teatro Guaíra, de Curitiba.

As atividades começam com a chegada do Papai Noel, que será conduzido até a praça em um trenó puxado por um protótipo de veículo elétrico desenvolvido pela Itaipu e empresas parceiras. Antes, o ‘bom velhinho’ passará pela Avenida Brasil e pela Avenida Jorge Shimmelpfeng. A passagem do Papai Noel ocorrerá de forma simultânea com o acendimento dos pórticos e do restante da iluminação da Praça do Mitre, trajeto que ele estreia no dia 25 e cumpre todas as noites até o final da programação, no dia 22 de dezembro.
Com a decoração do Natal das Cataratas, o centro da cidade ganhará iluminação extra, o que seria suficiente para iluminar 7.200 casas. O show de luzes também será garantido com a queima de fogos programada para a abertura oficial nesta quinta-feira. O espetáculo deve durar cerca de cinco minutos e será acompanhado pelas autoridades que farão a abertura oficial do projeto.
Ao todo, serão 28 dias de atividades culturais oficiais do evento, até o dia 22 de dezembro. Na quarta-feira (24), haverá ainda uma pré-abertura do projeto, com a apresentação do Coral de Natal composto por 600 crianças do Colégio Dinâmica. A atividade ocorre a partir das 20h na Rua Castelo Branco, 349, no centro de Foz do Iguaçu, onde fica o colégio.

A lenda das Cataratas

O amor de Naipi e Tarobá, jovens índios caingangues, desafia o poder M`Boy, deus em forma de serpente e governante do mundo, a quem a moça havia sido prometida. Irado com a ousadia, o supremo mandatário transforma a bela Naipi em uma grande pedra e o guerreiro Tarobá em uma palmeira no meio de uma cachoeira. Mesmo com o castigo, o amor do casal é eternizado, ligados para sempre através da águas das Cataratas do Iguaçu.

Esta aventura conta o surgimento das Cataratas do Iguaçu, por meio da tradição do povo caingangue, que ocupou diversas regiões, principalmente no sul do país e hoje encontra-se que em extinção, contando com uma comunidade de apenas 14 mil indígenas.

Encenada pelos bailarinos do Balé Teatro Guaíra, o espetáculo “A lenda das Cataratas do Iguaçu” irá inaugurar oficialmente o “Natal das Cataratas”, em Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira. Com uma agenda repleta de atividades artísticas e culturais, com início no dia 25 de novembro, a programação foi elaborada pela Superintendência de Comunicação Social da Itaipu Binacional, e abraçada por diversos segmentos sociais de Foz do Iguaçu.

A peça “A lenda das Cataratas do Iguaçu” foi montada especialmente pelos artistas do Teatro Guaíra para comemorar os 40 anos da instituição, que tem sede em Curitiba, celebrados no ano que passou. A obra é baseada na música do compositor Jaime Zenamon, criada especialmente para a linguagem da dança e conta com a coreografia do paulista Rui Moreira.

O espetáculo mergulha nas raízes culturais do povo brasileiro, abordando os costumes, crenças e tradições dos povos originários.

Cenas de beleza e movimentos de leveza de primor artísticos oferecem ao público raros momentos de encantamento. As bailarinas Mari Paula e Lucina Voloxki se dividem no papel de Naipi e os bailarinos André Néri e Daniel Siqueira interpretam o índio Tarobá. Os dançarinos Daniel Siqueira e Cláudio Font vivem o deus M`Boym, uma das principais personagens da estória, enquanto que Fábio Valadão e Ricardo Garanhani interpretam o Pajé. Ao todo, 34 dançarinos compõem o espetáculo “A lenda das Cataratas do Iguaçu.

O Balé Teatro Guaíra é uma das mais importantes companhias oficiais do país, contanto com montagens e turnês de grande valor artístico. O grupo conta com um repertório com obras de expressão nacionais e internacionais, que fazem da dança a alma do Teatro Guaíra, contabilizando cerca de 140 montagens.

O Centro Cultural Teatro Guaíra foi criado em 1969. A instituição ainda realiza oficinas de formação, pesquisa e apresentação de espetáculos em várias linguagens artísticas.

Fotografia: Divulgação Teatro Guaíra
Fonte:
Jornal O Farol
Guatá - Cultura em Movimento

Nenhum comentário: