terça-feira, 6 de março de 2012

Festival de Teatro de Curitiba


Mostra Oficial conta com 29 espetáculos, sendo dois internacionais.
Festival vai de 27 de março a 9 de abril e terá vários eventos simultâneos.

Sobre o Evento
O Festival de Teatro de Curitiba é um grande evento de artes cênicas que reúne companhias de todo o Brasil e também do exterior com o objetivo de difundir espetáculos. Possibilita o intercâmbio entre os artistas do Brasil e de outros países.
Embora o principal gênero seja o teatro, há também espaço para outras artes como dança, gastronomia, apresentação stand-up, circo e improviso. Surgido nos anos 90 o festival se consolidou como um dos eventos culturais mais importantes do país. Possui várias mostras, dentre elas a mostra Fringe, que é aberta e recebe centenas de inscrições todo ano.O evento conta ainda com cursos, oficinas, palestras e encontros que atraem pessoas de diversas regiões.
Em 2012 chega a sua 21ª edição e abre com a apresentação da peça espanhola "Los Pájaros Muertos".

A Programação:
A programação do 21º Festival de Teatro de Curitiba, que vai dos dias 27 de março a 8 de abril, foi divulgada. Neste ano, a peça espanhola “Los Pájaros Muertos” abrirá o Festival e a Mostra Oficial, que contará, ao todo, com 29 espetáculos, sendo dois internacionais.

Em 2012, a novidade será a Mostra XXX, que contará com três espetáculos de temática adulta. As produções de Edson Bueno, Rodolfo García Vázquez dos Satyros e Gilberto Gawronski tratam da sexualidade.

Dentre os espetáculos que irão estrear na mostra estão duas peças escritas por Nelson Rodrigues e outro baseado na obra do escritor russo Anton Tchekóv, que, ao lado de Tolstói e Dostoiévski é um dos maiores nomes da literatura daquele país.
Além da Mostra Oficial, vários outros eventos paralelos também irão acontecer. A mostra Fringe, que terá apresentações em 61 espaços diferentes da cidade, contará com 368 espetáculos de vários gêneros. A Fringe começou a fazer parte da programação do festival em 1998 e se caracteriza pela democratização do teatro, já que qualquer companhia profissional pode participar, mediante um cadastro feito pela internet.

Já a Mostra Guritiba, que chega à sua terceira edição, terá espetáculos voltados ao público infantil. A peça “O Menino que Vendia Palavras”, com o ator Eduardo Moscovis no elenco, faz parte da mostra.

No Risorama, os espectadores poderão conferir espetáculos de stand up comedy, gênero no qual um ator conta diversas histórias, geralmente carregadas de humor ácido e rápido. Neste ano, o RIsorama terá a curadoria do ator Diogo Portugal.

Numa linha próxima ao Risorama, a mostra DeRepente contará com espetáculos de improviso. Sem qualquer tipo de roteiro, os atores vão ao palco participar de cenas, jogos e histórias que se desenvolvem na hora, de acordo com a interação que acontece com a platéia.

Outros eventos como o Festival de Cinema Palco e Plateia, a Mostra Mish Mash – com espetáculos de ilusionismo – e o Festival Gastronomix – com pratos requintados servidos em barraquinhas de quermesse – também integram a programação geral do Festival de Teatro de Curitiba. Os dias e horários de todos os eventos já estão disponíveis,no site do Festival.
Fonte: G1 Paraná

Nenhum comentário: