sexta-feira, 23 de março de 2012

Instituto Memória Convida:

Instituto Memória e o BRDE - Banco Regional de desenvolvimento do Extremo-Sul convidam para evento no dia 27/03/2012, às 19h00, no Palacete dos Leões (Av. João Gualberto, 530, com estacionamento interno gratuito), momento em que acontecerá o lançamento nacional das seguintes obras literárias:

 de Cristiano Carstensen Neto e Anthony Leahy

de Isabel Furini

Carlos Zatti

Ubiratan Lustosa

Luis Guirin

Tradução Jocelino Freitas

Maria de Fátima Scaramella Moraes

de Léa Muñoz De La Torre

de Pedro Henrique Osório

de Pedro Henrique Osório

de Deborah Pimenta Russo


EXPOSIÇÃO
"O MUNDO DOS SONHOS"
Durante o lançamento, o Artista Plástico CARLOS ZEMEK nos levará pelo mundo dos sonhos a partir de imagens resgatadas dos próprios sonhos e pesadelos. Um mundo escorregadio, repleto de símbolos e mitos, no qual cada uma das imagens nos induz ao mágico ato de sonhar, neste caso, acordados.

A Arte Mística de Carlos Zemek
Por Márcia Széliga

Quando se ouve falar em arte mística, geralmente o termo remete a um mundo que muitos hão de julgar como fantasioso, da representação de espectros, ou seres de outras dimensões e até mesmo baseada em conceitos religiosos. Porém, a arte mística de Carlos Zemek me inspira a dizer que a percepção sensível da Vida vai além da imaginação, além da matéria, além de conceitos e crenças. Uma arte que retrata em suas cores, formas da natureza e do universo a Totalidade na qual estamos todos inseridos. O Todo do qual somos parte e que a Ele nos fundimos, sentindo-o interiormente. Na fluidez das pinceladas desmancha-se a matéria densa que evoca símbolos do universo arquetípico de todo ser humano, dando acesso à Grande Biblioteca Cósmica.

Márcia Széliga é artista plástica, ilustradora de livros infantis e escritora

Nenhum comentário: