sábado, 24 de setembro de 2011

Depoimentos sobre o Congresso Brasileiro de Poesia

“Que acontece quando se solta uma mola comprimida, quando se liberta um pássaro, quando se abrem as comportas de uma represa? Veremos...” (Gilberto Gil).

Acontece o Congresso Brasileiro de Poesia!

Idealizado e comandado por Ademir Antonio Bacca, realiza-se em outubro de cada ano o Congresso Brasileiro de Poesia, em Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul. O evento que ultrapassa as fronteiras da Serra Gaúcha reúne poetas, atores, músicos e artistas plásticos dos mais diversos Países e Estados brasileiros e transforma a pacata cidade de Bento Gonçalves no lugar de encontro de todas as vozes, de todos os sonhos e de todos os poetas.

Sem dúvida, são dias de intensa celebração cultural, em que o envolvimento da população, em especial dos alunos e professores das redes pública e privada de ensino é o ponto culminante.

O contato direto da comunidade com o movimento literário e poético nacional e internacional, através dos projetos, Poetas nas Escolas, Poesia na Vidraça, Oficinas de Poesia Visual dentre outros proporciona a todos, momentos de puro êxtase. Momentos de gargalhadas e de lágrimas. De emoção e aplauso. De crianças e adolescentes preocupadas com o amanhã literário, como Tainá e Emanuelle, hoje adolescentes que aos 11 anos e na raça e extremo idealismo fundaram a Biblioteca Comunitária Mário Quintana. Momentos de talento e mais talento, de tanta beleza, de pássaros livres e comportas abertas.

Indiscutivelmente é desta troca de experiências que surge a inspiração, o novo. E apesar de todas as dificuldades, de tantas vozes contrárias à difusão da Poesia, vemos esta a cada dia mais viva. O Congresso Brasileiro de Poesia, a cidade de Bento Gonçalves e o guerreiro Ademir Bacca são a prova disto.

Parafraseando Ronaldo Werneck, digo: “Eu volto. Voltamos todos no ano que vem, num só (as)salto poético, num só vôo – aves, aves! – sobre as serras e ruas de Bento Gonçalves”.

E, porque todos os caminhos levam ao Congresso Brasileiro de Poesia. Retorno há 7 anos... Todos os anos, para viver estas emoções de modo sempre renovado.

Não poderá ser diferente neste ano, 2011, quando acontecerá a décima - nona edição do Congresso e o homenageado especial será o renomado poeta Affonso Romano de Sant´Anna. Lá estarei junto com outros poetas paranaenses, dentre os quais: Rodrigo Mebs, Jiddu Saldanha, Consolação Buzelin, Luis Eduardo Gunther, Valéria Borges da Silveira e Rodney Caetano, para levar um pouco da nossa inspiração, alegria e entusiasmo e, reencontrar tantos amigos.

Também lá estarão o compositor letrista Márcio Borges (Clube da Esquina), e os poetas Eduardo Tornaghi, Claudia Gonçalves, Renato Gusmão, Marina Colasanti, Artur Gomes, May Pasquetti, Marcos Bahrone, Dalmo Saraiva, Tanussi Cardoso, Jorge Ventura, Laura Esteves, Poeta Mineiro, Ricardo Sant’Anna Reis, Telma Costa, Edmilson Santini, Glauter Barros e muitos outros.

Ir ao Congresso Brasileiro de Poesia é recompensador. A recompensa está no coração e no olhar embevecido de cada criança, de cada adolescente, de cada idoso. Está no gesto, na expressão corporal de cada artista (seja poeta, músico, mímico, contador de histórias e/ou professor) que leva anualmente a Serra Gaúcha a sua arte.

Ainda que nem todas as sementes floresçam, que nem todos os caminhos sigam o planejado. Valeu a poesia tecida sem receio.

Venha viver estas emoções!

Andréa Motta
=========

Desde 2008 que tenho presenciado e me deliciado da alegria intensa do Congresso Brasileiro de Poesia, sempre no mês de outubro em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Esse evento é organizado pelo poeta Ademir Antonio Bacca que com sua garra de poeta-guerreiro faz o sonho pelnamente durar uma semana enchendo de poetas e suas magias a extraordinária cidade da serra gaúcha. Agora na XIX edição o homenageado é o consagrado poeta Affonso Romano de Sant´Anna. Terá também a participação do compositor letrista Márcio Borges (Clube da Esquina).
Levarei de Belém do Pará o recital brasildepontacabeça e junto com os poetas Rui do Carmo(PA), Rodrigo Mebs(PR), Cláudia Gonçalves(RS) e Jiddu Saldanha(PR) apresentaremos nas escolas e entidades públicas de Bento.
Rencotrarei grandes amigos, poetas maravilhosos, artistas essencialmente verdadeiros - Marcos Barhone, Andréa Motta (PR), Maria Clara, Artur Gomes, Dalmo Saraiva, Tanussi Cardoso, Jorge Ventura, May Pasqueti, Vania Gondi, Poeta Mineiro, Ricardo sant'anna Reis, Rodrigo Mebs, Jiddu Saldanha, Cláudia Gonçalves, Telma Costa, Edmilson santini, Glauter Barros e muitos outros grandes poetas queridos... É a exaltaçaõ da poesia. Salve o sagrado chão de Bento!

Renato Gusmão
Poeta-compositor
blog: http://cordapatria.blogspot.com/
====
Pelo quinto ano consecutivo participo do Congresso Brasileiro de Poesia,
que se realiza sempre no mês de outubro em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Organizado pelo poeta Ademir Bacca, o evento dura uma semana e inunda de poetas e poesia a simpática cidade da serra gaúcha. Neste ano, o homenageado será meu amigo de velha data, o poeta Affonso Romano de Sant´Anna. Na abertura do Congresso, junto com o letrista Márcio Borges (Clube da Esquina/Parceiro de Milton Nascimento), farei a mediação da palestra de Affonso. Num dos outros dias, seremos eu e Affonso a mediar a palestra do Márcio Borges. Quer dizer, Minas invade a serra gaúcha.
Ao lado de outros escritores, inclusive a também poeta Marina Colasanti, mulher de Affonso,todos nós estaremos lançando poemas e livros e mais livros em Bento Gonçalves.

Ronaldo Werneck
==
De 03 a 08 de outubro de 2011
Bento Gonçalves -RS

Nenhum comentário: