sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Oficina de Trovas: Homenagem à Vidal Idony Stockler

Vidal Idony Stockler
Aconteceu ontem, 15 de setembro, na Biblioteca Pública do Paraná, mais uma edição da Oficina de Trovas - Projeto conjunto da Academia Paranaense da Poesia e UBT-Curitiba. O evento contou com a presença de inúmeros trovadores, poetas e admiradores da trova, bem como, com a presença do Trovador homenageado - Vidal Idony Stockler e suas filhas. Na oportunidade os presentes conheceram parte da obra de Vidal e emocionaram-se com a beleza, sensibilidade e carisma do autor.

Conheça um pouco mais sobre Vidal:
Nasceu em Castro/PR em 29.09.1924, filho de Maria Cezarina Martins de Oliveira e Trajano Stockler. É Casado com Ligia Virmond Stockler, tem três filhas e dois netos. É Oficial Superior do Exército Brasileiro.
Cursos: de Medicina Veterinária (Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Paraná); de Oficial Veterinário do Exército Brasileiro (Rio de Janeiro); de Inspeção de Alimentos e Bromatologia (Rio de Janeiro) e de Bacharel em Administração de Empresa (FAE- Paraná).
Funções: no Exército destacou-se como responsável técnico na criação de cavalos de raça na Coudelaria de Tindiquera/PR, e como Chefe do Laboratório Bromatológico do Estabelecimento Regional de Subsistência da 5ª RM em Curitiba/PR. No meio civil, foi Assessor técnico do Secretário de Agricultura do Paraná (1966); Diretor do Departamento da Produção Animal na mesma Secretaria (1967/1968); Diretor Administrativo e Financeiro dos Portos de Paranaguá e Antonina (1968/1970), Executor do acordo de Classificação de Produtos Agropecuários (hoje Claspar); Conselheiro da Fundação Educacional do Paraná – Fundepar (1971/1975); Diretor Administrativo e Financeiro da Rádio e Televisão Iguaçu – canal 4 e da Rádio Guairacá (1976/1978); Presidente do Clube de Xadrez de Curitiba.

Participa das seguintes entidades culturais: Centro de Letras do Paraná: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná; Academia de Cultura de Curitiba (ACUR); Academia Paranaense da Poesia, onde ocupa a cadeira n. 18; União Brasileira dos Trovadores – Seções de Curitiba/PR e de Pouso Alegre/MG e Soberana Ordem do Sapo.
Laureado pelo Rotary Club de Curitiba – Alto da Glória, com a publicação do livro CAMINHADAS. Títulos de mérito “Fernando Amaro” primeiro poeta do Paraná e de “Castrense que Brilha”, concedido pelas Câmaras Municipais de Curitiba e de Castro, respectivamente.
Recebeu inúmeras premiações em concursos de Trova promovidos por diversas Seções da União Brasileira de Trovadores.

Possui diversos livros publicados, dentre os quais, os a seguir enumerados:

- MOMENTOS...
- TROVAS...
- FAGULHAS...
- CAMINHADA...
- PALAVRAS...
- INSTANTES...
- MEMÓRIAS...
- HARMONIA...

**
Sobre Vidal Idony Stockler, o trovador Antonio Augusto de Assis, afirmou ao prefaciar o livro, Instantes:
“Meditei bastante à procura de um modo de, em poucas palavras, definir Vidal Idony Stockler. Não foi preciso. Abri os originais de Instantes e achei a definição pronta. Está numa trova sua que vale como auto-retrato: Detesto toda maldade, /não comungo com a dor. / Meu nome é felicidade, / empunho a taça do amor. Vidal é todo do bem, um dos poetas mais puros que até hoje conheci. Gosto dele à beça, desde quando conversamos pela primeira vez numa excursão de trovadores paranaenses a Treze Tílias. Durante a viagem inteira ele gorjeou. Era ver um passarinho, uma agüinha, uma árvore florida, uma ovelha pastando... e os versos brotavam feitinhos do coração dele, com a maior naturalidade. Um poeta integrado à natureza. Depois disso ficamos irmãos, ele em Curitiba, eu em Maringá, trocando emoções via correio, telefone, e-mail... Valeu demais aquele passeio, porque ter Vidal como amigo é um presente de Deus. Agora ele me pede que faça a apresentação de Instantes. Desculpa que encontrou para me dar carona em seu belo álbum de trovas e haicais. Só posso dizer muito obrigado, e dar parabéns aos leitores pelos bons momentos que terão lendo este diálogo do poeta Vidal com o que há de mais bonito na vida. Professor Antonio Augusto de Assis Escritor e Poeta.”

Ainda sobre Vidal, ao prefaciar o livro “Harmonia”, o Professor Orlando Woczikosky (Escritor, poeta, trovador. Fundador e ex-presidente da UBT – Seção de Curitiba e ex-presidente da UBT estadual). Disse, em forma de trova:

CAMINHADA...
Caro Vidal Idony,
Ao ler o seu “Caminhada...”
- Em cada trova que li,
Senti sua alma estampada.

No seu livro nada escapa,
Ele está perfeito em tudo:
Desde a beleza da capa
Ao valor do conteúdo.

O trovador quando canta,
No silêncio do seu verso,
Não só o seu mal espanta,
Espanta o mal do Universo.

Continue, assim, trovando
Com seu rico cabedal...
Parabéns do amigo Orlando
E meus aplausos, Vidal.

Espero que o “Harmonia...”
Tenha a luz do “Caminhada...”
E que brilhe noite e dia
Como a fonte iluminada.

Tendo ainda afirmado, Anthony Leahy, ao prefaciar o livro Memórias:
“Na caminhada da vida, em busca de nossos ideais, não faltam instantes e momentos que, tristes ou alegres, fazem parte da nossa história e tornaram-nos o que somos hoje.
São fagulhas de uma vida vivida e convivida, chorada e cantada, que nem sempre conseguimos compartilhar, pois faltam palavras para tantas memórias e emoções...
Porém, reconhecendo a insuficiência das palavras na tradução de tão fortes sentimentos, recorremos às trovas, onde a mensagem supera a soma das palavras e a sensibilidade consegue comunicar abrindo as portas do sentir.
Ler Vidal é reencontrar-se com o que existe de melhor na humanidade e em nós mesmos. É reencontrar antigos sonhos e ideais. É constatar estarmos vivos e brindar a isto. Vidal fala de vida, de viver e de conviver. Fala da beleza das coisas simples, da amizade, do amor, da esperança... Fala da beleza e do milagre de existir e da necessidade de sempre sonhar.
Vidal distribui esperança e fé. Fé na vida e na própria humanidade.
Nas suas trovas encontramos uma senha mágica, um passaporte encantado, e encantador, para um mundo puro e belo, como ele próprio o é, onde existir é muito mais do que sobreviver... é sonhar e ter a coragem de viver os seus sonhos." Anthony Leahy (- Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e da Academia de Cultura de Curitiba).

Harley Clóvis Stocchero, no livro Palavras, asseverou sobre Vidal: “O saudoso trovador Aparício Fernandes, no seu belo livro A Trova do Brasil, ao abordar as dificuldades da trova, nos diz textualmente:”... todo trovador é poeta. Por outro lado, nem todo poeta é trovador. Conhecemos alguns excelentes poetas que são incapazes de fazer uma trova!... Essa colocação expressa, sem dúvida, uma grande verdade, pois a pequenina trova, somente maravilhosa da poesia, exige o dom especial de trovar, que Deus atribuiu a poucos. Vidal Idony Stockler é um desses poucos privilegiados, sendo, portanto, poeta e trovador. E dos bons! Provam isso as inúmeras láureas que recebeu em torneios trovadorescos dos quais participou. Vidal, com a larga experiência que possui, vai abordando em suas lindas trovas, qual andarilho percorrendo trilhas e veredas, os mais variados temas, a começar por Deus, que enfoca com o merecido respeito, passando pelo carinho da Criança, pela riqueza da Amizade, pelo valor da Liberdade, pelo Humor sadio e descontraído, para concluir na Saudade, onde o seu coração transborda: Saudade da minha terra, do iluminado horizonte das modelagens da serra e da água fresca da fonte. E por aí vai o inspirado trovador, a semear irisantes Fagulhas de sua verve trovadoresca: A trova maravilhosa que tanta beleza encerra é tão linda como a rosa e floresce em toda terra. Parabéns Vidal! Pelo seu livro, um inspirado florilégio que enriquece a poesia de nossa terra. (Harley Clóvis Stocchero Da Academia Paranaense da Poesia).

Ainda sobre o autor, disse Wilson Bóia:
TROVAS: VIDAL IDONY STOCKLER
São trovas que louvam a vida, a saudade, as estações do ano, as nossas aves, os nossos campos e desfiladeiros, o tremeluzir das estrelas, sob o olhar penetrante e crítico do velho trovador. São trovas que brotam do coração do poeta ao espreitar furtivamente a silhueta sinuosa de um corpo de mulher, ao ouvir o ruflar cadenciado das asas de um pássaro, ao sentir o leve perpassar do vento, ao maravilhar-se com o sorriso de uma criança, ao perceber o badalar plangente de um sino distante, ao extasiar-se diante de uma obra-prima, ao contemplar o pôr-do-sol, ao ouvir uma canção de ninar, ao desvendar os segredos da natureza e ao surpreender as confidências apressadas dos apaixonados. São trovas em que o artista, na sua ânsia de criar o belo, obriga-se a revelar o seu próprio mundo, pedaços de sua alma e do seu coração, pois acredita que as suas emoções devem e precisam ser confiadas e repartidas, numa cumplicidade harmoniosa, com os que ainda acreditam na poesia, a única linguagem capaz de nos aproximar da divindade. Os nossos sinceros parabéns ao querido trovador Vidal, pois seus versos têm o poder de suavizar a nossa íngreme e tortuosa estrada da vida... Wilson Bóia Academia Par...

Abaixo algumas trovas de Vidal:

É só da noite o luar;
dos pássaros, os gorjeios;
é do dia, o ensolarar,
mas do homem, os receios.
*
Do passado, só saudade
e não há outro caminho,
mesmo tendo liberdade
não se volta àquele ninho!
*
No silêncio da floresta,
forte, ereto, sobranceiro,
a beleza bem atesta:
é o nosso rico pinheiro.
*
A memória traz lembrança
de vivência tão querida
desde os tempos de criança
aos demais dias de vida.
*
A lembrança de repente
se consagra na emoção
de alegria comovente
que nos fala ao coração.
*
O barco singra no mar
caminhada de lazer,
sob as luzes do luar,
flutuar é seu prazer.

Nenhum comentário: