sexta-feira, 11 de março de 2011

CURSO MODULAR DE GESTÃO CULTURAL

MÓDULO 02

MARKETING CULTURAL: A CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PROJETOS CULTURAIS ATRAVÉS DA LE ROUANET : em Curitiba

Prezado Aluno:

Neste sábado, dia 12 de março, estaremos realizando a segunda aula da TURMA A1 do módulo 01 do Curso Modular de Gestão Cultural na cidade de Curitiba.

A aula terá início pontualmente às 9h da manhã e o encerramento esta previsto para às 16h30.

Esta aula será ministrada no ESPAÇO CULTURAL ASSUFEPAR QUIXOTE
LOCAL: Rua XV de Novembro 1382 – Centro – Curitiba PR
(Próximo a reitoria da UFPR – Esquina com Rua General Carneiro)

Estaremos recepcionando e tirando dúvidas dos participantes a partir das 8h30.
Todos os alunos receberão mais um Kit com o material de apoio contendo uma apostila e um CD com slides, arquivos de textos, cartilhas e vídeos.

Estaremos fazendo uma pausa para o horário do almoço entre 12h00 e 13h30.

PROGRAMAÇÃO

MÓDULO 02 – Marketing Cultural
8h30 às 9h00 – Revisão da aula do módulo 01 e esclarecimentos de eventuais dúvidas. Comentário a respeito dos exercícios enviados por e-mail.

9h00 às 10h30 – Leis de Incentivo à Cultura: mecânica de funcionamento da Lei Rouanet no mecanismo do Mecenato Subsidiado. Etapas depois da aprovação do projeto e a publicação no Diário Oficial. A abertura das contas correntes do projeto e apresentação do recibo dado ao patrocinador

10h30 as 12h00 – Apresentação do sistema SALIC WEB – As etapas de cadastramento dos projetos culturais e os art. 4, 5, 6 e 7 da IN 01/2010; Apresentação do formulário completo e menus do sistema.

13h30 às 15h00 – Introdução ao Estudo do Marketing : Conceituação de Marketing Cultural e suas características. Definição de patrocínio, apoio, permuta e promoção. A era das Marcas e a importância da imagem positiva. O que leva as empresas a investirem em cultura. As vantagens e benefícios dos apoiadores: Valor agregado e retorno institucional – ações de endomarketing – isenção fiscal – lucro social – contrapartidas em produtos culturais – propaganda e publicidade – ações para reforçar a mídia espontânea – marketing de dados – lucro financeiro.

15h00 às 16h30 – Planejamento da Captação de Recursos: Perfil do captador de recursos e a construção do Plano de Negócios. A prospecção, a definição da estratégia de abordagem e a produção do material de apoio. A preparação e o processo de negociação com os patrocinadores. Noções gerais de contrato de patrocínio.

MARCELO MIGUEL
QUIXOTE ART & EVENTOS
www.quixoteart.com.br

Nenhum comentário: