sexta-feira, 6 de maio de 2011

Concurso de Poesia Autores S/A

Realização: Blog Autores S/A (http://autoressa.blogspot.com/)

Regulamento

O objetivo: Percebe-se um crescente número de poesias sendo divulgadas através de espaços virtuais, sobretudo em blogs. A má valorização e a descrença que se dá à poesia na sociedade têm gerado, nos últimos anos, um êxodo poético para o mundo virtual: espaços democráticos, sem pretensões lucrativas, que trazem do anonimato poetas de incontestável talento. Poetas que, por sua vez, não obtiveram boa receptividade (ou nenhuma) sob o aspecto mercadológico do material poético. Com base nesta prerrogativa, o blog Autores S/A tomou a iniciativa de estimular a produção de poemas, a formação e a divulgação de novos poetas.

A inscrição: O período de inscrições se inicia no dia 05 de maio de 2011. Poderão se inscrever pessoas físicas, de qualquer idade, residentes legais em qualquer país, desde que o trabalho enviado tenha sido escrito em língua portuguesa (o que não impede, de forma alguma, o uso de termo estrangeiro no poema). Não será cobrado qualquer tipo de taxa. O candidato deverá enviar um (1) poema de sua autoria (inédito ou não; tema livre) para o seguinte e-mail: poesiaautoressa@gmail.com, até o dia 05 de junho de 2011. O poema deverá ter obrigatoriamente um título, estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, e, no fim da página, deverá ser constado o pseudônimo do autor. Já no corpo do e-mail, o candidato deverá responder o seguinte formulário: 1) Nome completo; 2) Data de Nascimento; 3) Endereço completo; 4) Gosto literário (autores); 5) O que significará para você a vitória neste concurso?

Todos os poemas enviados para este e-mail passarão por uma pré-seleção, comandadas pelos jurados e pelos organizadores do blog Autores S/A. Os quinze (15) candidatos pré-selecionados serão classificados para a final.

A final: A final se dará da seguinte maneira: 1) Cada um dos quinze finalistas deverá postar no blog Autores S/A, na primeira etapa do concurso, um poema inédito de sua autoria. 2) As etapas ocorrerão semanalmente. 3) Cada etapa será marcada por uma temática diferente, estabelecida pelos organizadores do blog. Essa temática será comunicada com antecedência de uma semana aos poetas concorrentes, para que possam escrever seus poemas obedecendo às temáticas impostas. 4) Os poemas deverão ser enviados até 23:59min. de cada quinta-feira, para o e-mail do concurso: poesiaautoressa@gmail.com, e estes serão postados de acordo com a ordem alfabética dos títulos no blog Autores S/A, pelos organizadores do blog. 5) Todos os poemas serão postados assinados pelos pseudônimos escolhidos por cada poeta finalista. Os poetas concorrentes não poderão se identificar através dos comentários, sob pena de ser eliminado do concurso 6) A cada semana, os poetas serão avaliados e julgados pelos seus respectivos poemas publicados na competição. Essa avaliação e julgamento se darão tanto pelo corpo de jurados (dois jurados fixos e um convidado (a) especial), quanto pelo público-leitor, que terá a oportunidade de expressar sua opinião através do voto na enquete que será estabelecida. 7) Por natureza da competição, a cada semana um (ou dois) poeta(s) será eliminado do concurso, haja vista o resultado da votação popular e da decisão do júri. 8) Os três poemas (da etapa em questão) menos votados pelo público-leitor, serão levados ao conhecimento dos jurados, que, por sua vez, votarão entre si e definirão um eliminado desses três. A decisão do júri não necessita ser unânime. 9) O júri será formado por duas pessoas (fixas) reconhecidamente capacitadas em Literatura e/ou Artes e/ou Educação. Os convidados, para formarem o júri, serão autores (de renome ou não), ou pessoas de nível semelhante ao dos jurados fixos. Vale ressaltar que os jurados comentarão todos os poemas, publicamente e antes do resultado final da enquete, através do campo de comentários que o blog oferece. 10) A enquete, cuja votação determinará os três poemas menos votados da semana, será aberta na sexta-feira, 01:00h., e será encerrada ao 12:00h. do sábado. Estes poemas serão encaminhados aos jurados e a decisão final, ou seja, a eliminação, será publicada em postagem excepcional às 18:00hs. de cada sábado.

Critérios para eliminação sumária na final: Serão eliminados sumariamente os candidatos que: 1) enviarem poemas sem título ou em língua estrangeira. 2) não enviarem seus poemas dentro do prazo estabelecido para o e-mail. 3) não obedecerem o gênero poético e/ou a temática estabelecida na etapa. 4) Desmoralizarem o evento, bem como dirigir ofensas aos jurados e/ou aos seus adversários, no blog Autores S/A. 5) Plagiarem trabalhos de outrem, ou tentar ludibriar o regulamento do concurso enviando um poema não inédito - já publicado em livro ou virtualmente (punição válida apenas na final do concurso. Para a pré-seleção, serão aceitos poemas não-inéditos). 6) Revelar sua identidade através dos comentários dos poemas concorrentes no blog.

Os poemas da fase final: Deverão ser enviados em anexo ou no próprio corpo do e-mail, em fonte Times New Roman, tamanho 12. Não haverá limite de linhas/versos ou caracteres. Será permitido o envio de uma (1) imagem para ilustrar o poema (dado facultativo), exceto quando for determinado o contrário em alguma das etapas.

Premiação: 1) O vencedor (a) receberá um kit literário e um certificado do concurso, além de ter garantido sete poemas (no mínimo) na antologia poética. 2) Uma antologia poética dos quarenta e dois (42) melhores poemas do concurso será publicada pela editora Multifoco, sob título a definir. 3) No decorrer do concurso, poderá haver sorteios de brindes para os finalistas. 4) Os dois primeiros colocados do concurso serão convidados a serem autores do blog coletivo Autores S/A.

Disposições finais: 1) Durante o concurso, as sextas-feiras e os sábados ficarão reservados, no blog Autores S/A. Apenas poemas do concurso serão postados. 2) A seleção dos poemas para a antologia se dará pelos organizadores do blog Autores S/A e por um representante da editora Multifoco. 3) Ao fazer a inscrição o autor estará concordando com as regras do concurso, inclusive autorizando a publicação da obra em antologia pela editora Multifoco e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei dos Direitos Autorais.

Participem!
Autores S/A, uma sociedade diferente das outras.

Um comentário:

Autores disse...

Agradeço a vocês pela divulgação do nosso concurso! Obrigado, e aguardamos mais inscrições! Participem!

Abraços,
Lohan.